28 de SETEMBRO as DATAS da HISTÓRIA

1952 - Inauguração do quartel dos Bombeiros de Vizela (onde é hoje o banco Millenium na rua principal por debaixo da Casa do Benfica) com a presença de Américo Tomaz. Ao lado do governante pode-se ver José Luís de Almeida (presidente dos Bombeiros), José Ribeiro Ferreira, Amaro de Sousa, Ramiro Guimarães (pai e filho), Martins Camelo, Arlindo Cunha, etc.
Américo Tomáz proferiu a célebre frase (gravada em mármore no quarte): «SE VIZELA NÃO É UMA TERRA GRANDE, É SEM DÚVIDA A TERRA DE UM GRANDE POVO».
Notícias de Guimarães, 28 setembro 1952


1952 - Inauguração oficial do Novo Quartel dos Bombeiros de Vizela na passagem das Bodas de Diamante (75 anos) desta Instituição. O Ministro Américo Tomaz presidiu à inauguração e a benção foi dada pelo Arcebispo de Braga, D. António Bento Martins Júnior. Esteve também presente o Governador Civil de Braga, Armando Nery Teixeira, o Prelado da Diocese Manuel Peixoto da Costa e Silva e o Presidente da Câmara de Guimarães, Augusto Ferreira da Cunha.


Os bombeiros Eduardo da Silva Pereira e Inácio Vaz Pedrosa  receberam a medalha de 20 anos de bons serviços. A medalha de prata da Associação foi entregue ao motorista Augusto Fernandes de Oliveira (Charuta), e aos bombeiros José da Silva, Vicente Pedrosa e Joaquim Ribeiro da Cunha.
Na véspera teve lugar um concerto pela Banda da Real Associação. À tarde foi oferecida uma merenda a todos os bombeiros no Parque das Termas. Era presidente da Direcção, José Luís de Almeida.

1958 - O Arcebispo Auxiliar de Braga é recebido com grande apoteose na sua primeira visita pastoral a S. Miguel das Caldas, paróquia cujo pároco é Monsenhor José Monteiro, sendo recebido pela banda da SF Vizelense, Bombeiros, autarcas. etc. decorrendo a sessão solene de boas vinda nas Escolas da Praça da República. A necessidade de construção duma nova igreja em S. Miguel é o tema das intervenções.

1958 - A Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela realiza o I Festival de Folclore no Parque das Termas pra angariação de receitas. Venceu o Festival o Rancho da Alegria de S. M. Campo. Atuaram ainda o Rancho Folclórico de Vizela, dois grupos das Aves e um de Honorato.

1986 - Realiza-se um cortejo de oferendas da freguesia de S. FAUSTINO DE VIZELA para a construção do novo quartel dos Bombeiros de Vizela..

1997 - Celebra a sua primeira missa em S. João das Caldas o coopároco P. José Marques Machado, 37 anos, natural de Longos-Santa Cristina-Guimarães. O Bispo deu-lhe a missão de colaborar com o já idoso Cónego Albano. Foi ordenado sacerdote a 23 de Dezembro de 1984 em S. Miguel das Caldas. Esteve dez anos como pároco em Moreira de Rei-Fafe, passando ainda por Nespereira-Guimarães.


2007 - Eleita a quinta Direcção da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião: Presidente da Direcção - António Monteiro; Presidente da Assembleia-geral - Raúl Peixoto; Pres. Cons. Fiscal - António Macedo.

2018 - É fundado o Lions Clube de Vizela com João Cocharra como primeiro Presidente.

2019 - O Futebol Clube de Tagilde realiza o seu primeiro jogo em provas da Associação de Futebol de Braga (I Divisão), vencendo em casa o São Cláudio por 3-2.

 2019 - Depois de grande interregno, o UDC Santo Adrião de Vizela regressa às competições da Associação de Futebol de Braga (I Divisão), jogando em casa do GD Longos (1-0).

2019 -  Realiza-se a Noite Branca de Vizela com milhares de pessoas na cidade a dançar ao som da música saída de quatro palcos.

NESTA DATA FALECEU

2006 - Aurora Ribeiro Faria (S.Miguel)
2014 - Manuel Gonçalves de Sá (S. Miguel)
2020 - Óscar Daniel de Almeida Faria Machado (Infias)

2023 - Maria Rosário Costa Ferreira (S.Paio)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MAIS FOTOS RELATIVAS À INAUGURAÇÃO DO QUARTEL 
(Livro do arquivo de Armindo Videira)









Eventos históricos

2008: Falcon 1
  • O sismo em Celebes de 7,5 Mw, provoca um grande tsunami, e deixa 4 340 mortos e 10 679 feridos.

Nascimentos

Partilhar