Bienal de Arte Têxtil apresenta-se em Guimarães com um espírito de resiliência

Diretor Geral das Artes realça “exemplo a seguir”. A quinta edição da Contextile arrancou este sábado e mostra ao mundo o melhor da arte têxtil.



A Contextile 2020 - Bienal da Arte Têxtil Contemporânea está a decorrer em Guimarães, até 25 de outubro, em diferentes espaços culturais e artísticos de Guimarães, com artistas e obras de todo o mundo.

A inauguração da “Exposição Internacional” decorreu este sábado e foram anunciados o Prémio de Aquisição para Krista Leesi (Estónia - Wallpaper & Wall Hanging) e menções honrosas para Monika Grasiene (Lituania - Network 2019) e Aurélia Laubert (França - Nativité 2019).


Em representação do Ministério da Cultura, Américo Rodrigues manifestou o “exemplo a seguir”, considerando esta bienal como “elevada e qualificada com uma proposta diversificada”. “Em representação do Ministério da Cultura deixo o agradecimento por não terem desistido”, sublinhou o Diretor Geral das Artes.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, manifestou a ligação da indústria do têxtil com a arte, numa “ligação entre dois mundos” e que caracterizam “uma cultura própria de Guimarães”.


“Vivemos um momento em que se coloca tanta coisa em causa e provamos que a cultura pode continuar a acontecer e pode ser feita em segurança, sem comprometer as questões sanitárias e permitir usufruir daquilo que nos faz diferentes”, apontou Adelina Pinto na sessão oficial de abertura da Contextile 2020, este sábado, 5 de setembro. “Conseguimos ser diferentes e a cultura continua a fazer sentido, devendo ser um braço armado para ultrapassar este momento pandémico que tanto nos preocupa”, referiu, lembrando ainda a “força dos artistas internacionais que conseguiram trabalhar com os vimaranenses e manifestaram a sua resiliência”.


O diretor da Contextile lembrou as dificuldades para a realização do evento no presente ano, por via das condicionantes da pandemia. Joaquim Pinheiro lembrou que “a arte é um lugar de encontro” e foi com este propósito que sublinhou os laços criados com um conjunto alargado de parceiros. “Em quatro edições, a Contextile estreitou relações com Guimarães e mesmo num ano de dificuldades não poderíamos deixar de estar aqui”, vincou Joaquim Pinheiro, destacando ainda o espírito de “resiliência” para manter a Bienal de Arte Têxtil “num território de cultura têxtil”.

A Contextile 2020 - Bienal da Arte Têxtil Contemporânea arrancou este sábado e prolonga-se até 25 de Outubro. A 5ª edição registou um aumento de 40% no número de participações, contando com 870 artistas de 65 países que propuseram cerca de 1.150 obras de arte, com recurso a plataformas digitais por via da atual situação da pandemia.

“Lugares de Memória” é o tema desta edição, onde a cidade e a comunidade têxtil revelam as dinâmicas da Bienal, acolhendo os artistas nacionais e internacionais, com ocupação dos vários espaços culturais e áreas públicas da cidade, sempre com o objetivo de divulgar o que melhor se faz na Arte Têxtil Contemporânea, em Portugal e no Mundo.

Partilhar