Parceria entre o Hospital de Guimarães e o ACES Alto Ave

 

O Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) referenciou nestes últimos dois meses, para a consulta aberta das respetivas unidades de saúde do ACES, 72 doentes cuja prioridade de atendimento não era urgente. Este valor representa já um resultado positivo e animador, dos doentes que receberem cor verde ou azul na triagem Manchester naquele período.

Considerando os objetivos definidos em conjunto pelo HSOG e pelo ACES Alto Ave em relação à gestão do percurso do utente com doença aguda/agudização de doença crónica, e os princípios base dos projetos SNS +Proximidade, as referidas instituições estabeleceram no passado mês de julho um protocolo colaborativo ao nível da referenciação de utentes do Serviço de Urgência do HSOG para as Unidades de Saúde do ACES Alto Ave, para o próprio dia ou dia subsequente, cujo critério de resolução declaram um melhor enquadramento de atendimento no contexto dos cuidados de saúde primários. 

No âmbito deste projeto são disponibilizadas diariamente pelo ACES ao HSOG vagas para marcação deste tipo de consultas. São apenas referenciados utentes que, após processo de triagem pelo sistema de triagem de Manchester no Serviço de Urgência, sejam classificados como verdes ou azuis e que consintam o encaminhamento para a respetiva Consulta Aberta da sua Unidade de Saúde Familiar. 

A implementação deste e de outros projetos visa a complementaridade entre estas duas estruturas do Serviço Nacional de Saúde, tendo como objetivo encaminhar o utente para a sua equipa de saúde familiar que melhor o pode atender, por ter um melhor conhecimento do histórico clínico do utente. A implementação deste sistema de referenciação dos utentes para as Unidades de Saúde Familiares, vai assim contribuir para uma melhor resposta à elevada procura do Serviço de Urgência do HSOG, proporcionando uma diminuição dos tempos de espera e das denominadas falsas urgências.

Partilhar