Controlo de mimosas


A Coração Azul - Associação Juvenil de Apoio aos Animais promoveu no passado sábado, em Vizela, uma ação de controlo de mimosas inserida na 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras. A Semana Nacional sobre Espécies Invasoras(SNEI) de 2020 contou a nível nacional com 85 entidades e mais de 147 actividades.


Esta foi a segunda iniciativa que a associação desenvolveu com o projeto "Invasoras.pt" e que pretende chamar a atenção para a problemática das espécies invasoras. Desta vez, na Quinta de Silvares, foi possível verificar a melhor forma de controlar a espécie Acacia dealbata ("Mimosa"). Em Portugal, é uma das plantas invasoras mais problemática. Originária do sudeste da Austrália e Tasmânia forma povoamentos densos que impedem o desenvolvimento da vegetação natural, produz muitas sementes, viáveis durante muitos anos, e cuja germinação é estimulada pelo fogo. Rebenta vigorosamente após o corte e por isso o descasque é uma das técnicas a ser usada.
Em Vizela, as mimosas podem ser observadas em vários pontos do território. E por isso é importante que os gestores dos terrenos possam estar informados sobre esta espécie que impede o desenvolvimento da vegetação nativa, diminuindo o fluxo das linhas de água e agravando alguns problemas de erosão.
------------
João Ferreira


Partilhar