Digital de Vizela faz hoje 16 anos


 

Foi fundado a 1 de outubro de 2004.

O pior desafio que se pode fazer a um órgão de informação ou a um jornalista é escrever sobre si próprio porque essa é uma tarefa que compete aos seus leitores/ouvintes/espetadores. Cabe apenas a todos quantos ao longo destes 16 anos mantêm ativo um site, devidamente oficializado na Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), que já ultrapassou a barreira dos 25 milhões de visitas (mais de 500 vídeos), dizerem que valeu e vale a pena todo o trabalho: porque ele é feito em primeiro lugar em prol de Vizela, dos vizelenses e de todos quantos nos dão o prazer de serem nossos fiéis amigos, nomeadamente residentes dos concelhos vizinhos de Guimarães, Santo Tirso, Lousada, Fafe, Felgueiras, etc. 

Numa crónica de aniversário são dispensáveis auto-elogios e auto-criticas porque o poder e o dever de informar dispensa-os desde que a vontade de servir seja sempre posta em primeiro lugar como tem sido. Felizmente, para além do ddV, Vizela dispõe de outros importantes órgãos de informação, como a Rádio Vizela (e o site desta) e o RVJornal para difundir ao mundo o que acontece neste nóvel Município. Quem ama a comunicação social como nós não a combate nem vê rivalidades porque essas só existem na cabeça de quem não percebe patavina de comunicação social. Infelizmente há quem não pense assim e se pudesse faria de Vizela ou da sua comunicação social um enorme eucaliptal com tudo seco à volta. 

Recentemente, entidades como a Sociedade Martins Sarmento, a Torre do Tombo e outras, têm colocado à disposição de milhares de cibernautas-leitores valiosos arquivos de jornais nas suas Hemerotecas onde é possível revisitar o passado longínquo (cerca de 150 anos para trás), com valiosa informação sobre os crescimento das terras e caminhadas dos seus cidadão. E se não houvessem órgãos de informação? Onde se ia buscar essa história? 

Feliz duma Terra que tem voz onde possa exprimir os seus anseios, onde possa carpir as suas mágoas e levantar as suas reivindicações. O sucesso de um órgão de informação é o seu dia a dia. Não é o que fez ou vai fazer mas sim o que está fazendo. Ao fim destes 16 anos, apesar de limitado de meios, o Digital de Vizela mantém o rumo que se perfilou em outubro de 2004 e é por aí que pretende seguir enquanto for possível. 

Fica um grande agradecimento a si LEITOR que nos acompanha diariamente, a todos os colaboradores, patrocinadores (o ddV não angaria publicidade, tem apenas um grupo de amigos que ajuda na cobertura das despesas ao qual retribuímos com anúncios) e uma agradecimento especial a Vizela a terra que nos dá toda a inspiração e a força interior para continuarmos depois destes 16 anos. 

Bem hajam todos.

Partilhar