Companhia dos Banhos vai investir nas captações de água termal

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela, reuniu com a nova Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Banhos de Vizela, Maria José Coutinho, esposa do anterior Presidente da Companhia dos Banhos, Carlos Coutinho.

Na reunião, Victor Hugo Salgado foi informado da apresentação e aprovação do Plano de Exploração das Termas de Vizela pela Direção-Geral de Energia e Geologia. 

A Câmara municipal foi também informada que, ao logo deste ano e até final do mesmo será efetuado pela Companhia de Banhos de Vizela, um investimento de cerca de 100 mil euros na melhoria dos furos captação de água termal existentes, sendo que a Direção-Geral de Energia e Geologia autorizou também a elaboração de estudos, já a decorrer, para a execução de novos furos para o abastecimento de água ao balneário termal. 


Numa comunicação enviada à imprensa a autarquia vizelense acrescenta: «Desde que este Executivo Municipal assumiu funções, uma das prioridades foi a resolução do problema das Termas de Vizela, tendo assumido uma mudança radical de política, que foi fundamental para a reabertura do Balneário Termal no ano passado. 

Assim, a Câmara Municipal de Vizela continua a considerar as Termas de Vizela como uma prioridade, de modo a potenciar o incentivo e a promoção do turismo de saúde e a permitir que Vizela tenha as melhores condições para captar turistas e aquistas, contribuindo, assim, para o crescimento do Turismo e, consequentemente, para o desenvolvimento do Concelho. 

Depois desta época atípica, a Câmara Municipal de Vizela espera que as Termas de Vizela retomem a sua tradição termal, cuja origem remonta há pelo menos três séculos, de modo a potenciar o incentivo e a promoção do turismo de saúde, devolvendo a Vizela o que, por direito, foi seu e lhe pertence, ou seja o título de “Rainha das Termas”, obtendo, assim, uma valiosíssima mais-valia para a recuperação económica sustentada do Município».

HISTÓRIA

Instalação da companhia dos Banhos de Vizela em 1873. Balneário das Termas de Vizela fica localizado na freguesia de S. João, atual Rua das Termas. As actuais instalações começaram a ser construídas em 1870, tendo sido feito o projecto inicial em 1866 a 1867, pelo Engº. Bartolomeu Aquiles Déjante, que contemplava três edifícios. As instalações termais foram oficialmente inauguradas em 1892.

Inicialmente a sede da Companhia dos Banhos de Vizela era na cidade de Guimarães.

Partilhar