Casa Miudezas Gabriel fechou

 

Há 36 anos, Gabriel da Costa Vale e sua esposa Maria José Correia abriram na rua da Rainha a casa Miudezas Gabriel. A crise que o pequeno comércio atravessa fez mais uma baixa: as Miudezas Gabriel encerraram as portas. A previsão é de que outras casas do pequeno comércio que resiste no concelho às grandes superfícies comerciais sigam o mesmo destino.

 Gabriel Vale, presidente da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Vizela não tem dúvidas que o destino da maioria do comércio tradicional está traçado. «Os pequenos comerciantes não têm formas de responder às grandes superfícies que agora também vendem têxteis, depois veio a covid agudizar ainda mais a situação. Os hiper entraram numa área que era exclusiva do pequeno comércio, como os têxteis, pronto a vestir, etc. Hoje, calculo, serão 5 por cento aqueles que ainda optam pelo pequeno comércio».


Com 65 anos de idade, Gabriel Vale diz ter experiência comercial, de vendedor, para a assegurar que o mal não é apenas de Vizela. «Todo o Norte está a tinir. Há casos de dramas familiares associados à ruína de pequenos negócios, divórcios e outras complicações tão comuns a um verdadeiro momento de crise aguda sem precedentes».

Sobre o fecho da sua loja com 36 anos: «Resisti até à última, éramos solicitados apenas para pequenos serviços como meter um fecho num casaco, uma mola, botões, (que poderei fazer em minha casa a quem me pedir), os clientes entravam e nem sequer olhavam para a exposição dos outros artigos. O futuro não é nada risonho e eu lamento muito não só por mim, mas também pelos meus colegas».

Gabriel Vale foca também o caso da Pop Park, "uma das melhores casas de pronto a vestir que conheço e já está em liquidação total na Rua Dr. Abílio Torres. Isto está péssimo para o comércio local. É uma luta inglória. Os grandes tubarões consomem tudo». - diz.

No mês passado fechou de igual forma a Drogaria da Praça na Praça da República.

Na hora da despedida, Gabriel Vale deixou na porta do seu estabelecimento a seguinte mensagem:

«Decorria o ano 1984, e foi no dia 14 de Julho que iniciei a concretização do meu sonho de menino ter a minha loja,decorridos 36 anos de muita luta muitas conquistas muitas alegrias e algumas tristezas, mas com sucesso comercial total, tive o privilegio de conhecer e contactar clientes maravilhosos de todo o vale de Vizela, Concelhos vizinhos e outros que recebia com todo o prazer, sempre disponível para o melhor atendimento, privilegiando sempre a melhor qualidade e bom gosto, indo assim ao encontro das solicitações de todos. 36 anos volvidos outros tempos,outras mentalidades,novos métodos que a todo o comércio tradicional ultrapassa, conclusão o meu tempo já passou. 

Escolhi o dia 14 de Julho de 2020, agora como inicio do fim do meu sonho de menino com a consciência de que atingi todos os meus objectivos, julgo ter estado altura do atendimento eficaz que todos mereciam, (me perdoem se tal alguma vez não tenha acontecido). Agradeço do fundo do coração aos mais assíduos, aos restantes confesso que nunca desisti de conquistar-vos. também o meu sincero agradecimento. ATÉ SEMPRE MIUDEZAS GABRIEL»

Partilhar