Escuteiros sem atividades presenciais

 

Núcleo de Guimarães determina a suspensão imediata das atividades escutistas presenciais nos seus 54 agrupamentos implantados nos concelhos de Guimarães e Vizela. COMUNICADO Tendo em conta o comunicado do Conselho de Ministros de 07 de novembro de 2020, do qual resultou o decreto de estado de emergência como resposta urgente à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19, onde se inclui a proibição de circulação em 121 concelhos do País, dos quais fazem parte os concelhos de Guimarães e Vizela, determinados como sendo de risco elevado. 
 A Junta de Núcleo de Guimarães, ouvindo as autoridades de saúde nas comissões de proteção civil municipais, ouvindo os chefes de agrupamento e não obstante todas as recomendações emanadas dos órgãos nacionais e regionais do corpo nacional de escutas, considera que existe um elevado riscos de contágio, sendo que a atividades escutista presencial, se poderá constituir como um risco de contágio, mesmo estando os nossos agrupamentos a cumprir de forma escrupulosa todas as regras, planos de contingência e protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde e pela Junta Central do CNE, consideramos que perante a situação que se vive no nosso território e tendo nós como princípio o dever cívico de cumprimento integral de todas as recomendações e normas das autoridades, para o bem-estar e segurança dos escuteiros e de toda a comunidade, determinamos o seguinte:
 1 – A suspensão imediata de todas as atividades escutistas promovidas pelo nível de núcleo até ao dia 30 de novembro. 
 2 – A suspensão imediata de todas as atividades escutistas presenciais promovidas pelos 54 agrupamentos do núcleo, até ao dia 30 de novembro. 
 3 – O encerramento do Depósito de Material e Fardamento do Núcleo 4 – O encerramento do atendimento presencial da secretaria do Núcleo. Como forma de atenuar o impacto que esta suspensão causa na nossa ação escutista, os agrupamentos deverão procurar manter a sua ação, recorrendo às plataformas digitais. 
A Junta de Núcleo de Guimarães, recomenda ainda que se continue e se possível intensifique toda ação de voluntariado que tem vindo a ser realizada pelos nossos caminheiros e dirigentes, no apoio às paróquias e comunidade em geral, particularmente juntos das pessoas e famílias com maior vulnerabilidade social. 
 Após o dia 30/11/2020 avaliamos esta decisão, tendo por base as recomendações das autoridades governativas e de saúde pública.

O chefe de núcleo
Ernesto Machado

Partilhar