Não será obrigado a ter a carta de condução consigo


Carta de condução passa a poder ser usada em formato digital com as novas regras que vão entrar...e atenção a falar ao telemóvel.

As regras da estrada vão mudar, com novas multas para quem usa telemóvel e a possibilidade de deixar a carta e os documentos em casa.

As novas regras do Código da Estrada prevêem mudanças na carta de condução, punições agravadas para o uso de telemóvel ao volante e regras mais apertadas para a circulação de trotinetas elétricas.

Segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, a carta de condução vai passar a uma versão digital numa aplicação para telemóvel, tal como os documentos da viatura, como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspeção.

No entanto, ressalva o jornal, os agentes da autoridade terão de estar equipados com leitores eletrónicos adequados para usar esta tecnologia durante uma fiscalização de trânsito.

Caso as autoridades não tenham meios para aceder aos dados da aplicação móvel e o condutor não tenha a carta física ou os documentos em papel consigo, os últimos têm cinco dias para apresentar os documentos numa esquadra da PSP ou quartel da GNR.

Ainda segundo revela o JN, na carta física, o grafismo vai mudar, passando o cartão a incluir um código de barras bidimensional tipo QR Code e uma duplicação da foto do condutor.

Partilhar