Vacina contra Covid-19 chega até ao final do ano


Farmacêutica Pfizer quer produzir e distribuir 50 milhões de doses até ao final do ano e 1,3 mil milhões no próximo ano.
A vacina experimental contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer demonstrou uma taxa de eficácia de 90% nos ensaios clínicos que estão a ser realizados em seis países, alimentando a esperança de que possa estar finalmente à vista o princípio do fim da pandemia que matou mais de um milhão de pessoas em todo o Mundo. As conclusões ainda não são definitivas porque os testes ainda não terminaram, mas os responsáveis pela farmacêutica americana e pela sua parceira alemã BioNTech estão extremamente confiantes. “Este é um grande dia para a ciência e para a Humanidade”, disse o presidente da Pfizer, Albert Bourla.

“Se vier a verificar-se que a sua eficácia é na ordem dos 90%, tenho a dizer que será das melhores vacinas que teremos, porque as que utilizamos atualmente nem todas têm essa eficácia. Esperemos que sim, que os ensaios se venham a concretizar”, disse esta segunda-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, lembrando que “Portugal está nos mecanismos europeus para aquisição de vários tipos de vacina e de várias marcas”. “Esta que hoje [segunda-feira] anunciou estes resultados é uma daquelas que o nosso país tem previsto adquirir”, sublinhou.
NOTÍCIA CORREIO DA MANHÃ
FOTO DDV

Partilhar