Abílio Pimenta


Abílio José Correia Pimenta foi um dos carismáticos presidentes do Futebol Clube de Vizela e nasceram os dois pela diferença de um mês: ele a 1 de Dezembro de 1938 e o FC Vizela a 1 de janeiro de 1939. Quando chegou à presidência do FC Vizela a meio da década de 80, costumava dizer que encontrou uma carrinha pequena e onze jogadores neste clube e pouco mais. 


Graças à sua influência e determinação, o FC Vizela partiu para a modernidade e adaptação aos novos tempos com construção do estádio, inaugurado na sua presidência em 1989, instalação duma nova sede, viaturas e uma equipa combativa.
Inauguração do estádio com o ministro Valente de Oliveira

 Abílio Pimenta não era dado muito ao futebol, conhecia apenas alguns jogadores e terá terminado os seus mandatos sem conhecer nenhum árbitro, o plantel era um trabalho para o seu braço direito, Manuel Machado atual presidente da Associação de Futebol de Braga. Porém era acarinhado por todos os atletas, treinadores, adeptos, sócios e clubes adversários face à sua simpatia e cordialidade. Ainda hoje quando Abílio Pimenta pode deixar a sua Casa do Cerdeiro em Serzedelo-Guimarães e vem visitar o FC Vizela a sua presença é admiravelmente reconhecida.


Em 12 de dezembro de 1985 foi, justamente, elevado à categoria de "Sócio de Mérito do FC Vizela" no mesmo dia em que anunciou aos sócios o início da construção do Estádio.



Como empresário, Abílio Pimenta foi sócio-gerente da Têxtil Vizela, Quinta dos Ingleses e da Têxtil de Serzedelo que tem por administradora a sua filha Maria Carla Pimenta casada com o vizelense Adão Faria.


Neste dia muito especial para Abílio Pimenta, o DIGITAL DE VIZELA apresenta-lhe sinceros parabéns aliados a um agradecimento por tudo o que fez pelo FC Vizela e por Vizela, sentimento que, não temos dúvidas, é partilhado por todos os vizelenses.

Partilhar