Rotários de Vizela promoveram palestra O Mundo Somos Nós

O pedido foi lançado pela Escola Básica dos Enxertos, em reação a proposta da associação Mosaico, reforçado pela parceria com o Rotary Club de Vizela clube presidio por Carlos Martins. O desejo era de que fosse angariado um número elevado de máscaras, sabão, livros, roupas e outros bens, que satisfaçam as necessidades de combate à pandemia, na Delegação Escolar da Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde.

Durante a reunião do clube rotário, realizada na plataforma Zoom, na passada quarta, Ana Caridade, coordenadora do Mosaico, bem como Paula Oliveira, professora da escola vizelense, deram nota da adesão extraordinária da comunidade local e concelhos vizinhos, permitindo ultrapassar os valores estabelecidos no lançamento do projeto de ajuda. 

Carlos Martins e o futuro presidente José Manuel Couto

As palavras de agradecimento, pela vontade de concretização dos objetivos traçados, feitos pela professora Ana Caridade, ainda não têm uma definição integral, pelo facto de ainda não ter sido possível dar a campanha como terminada, porque os bens entregues são de diversa ordem e em números maiores do que estava previsto. Com o sucesso alcançado, coloca-se o problema de gestão dos bens e equipamentos, com a necessária reorganização dos mesmos, para que se dimensione a forma como irão ser transportados para Cabo Verde, com um previsível aumento de meios de embarque. Para além disso, também é urgente contabilizar os números exatos, o que ainda não foi possível de fazer, porque ainda estão a chegar contributos, vindos de particulares, empresas, municípios e instituições, criando uma resposta maior do que aquela que era esperada. 

Visivelmente satisfeita, Ana Caridade manifestou o seu agrado, manifestando aos presentes, na reunião rotária, a sua enorme gratidão, pelo apoio recebido e que vai ser embarcado no início do próximo ano, tendo em conta as razões apresentadas. Pelo seu lado, a rotária Paula Oliveira referiu que o movimento de adesão foi de tal forma, em relação aos seus alunos e pais, mas também de toda a comunidade escolar, que alguns bens são cinco vezes mais do que estava planeado. Deixou, também, uma palavra de agradecimento, a quantos colaboraram, com um destaque especial para a ideia do Mosaico, com a dinamização de Ana Caridade, que vai permitir dar resposta a comunidades carenciadas em muitos aspetos. 

A convite, de Ana Caridade, Mayá Kamanawa, a participar na reunião desde o Brasil, fez uma apresentação da uma tribo a viver na Amazónia, destacando as dificuldades que a comunidade vive, pelo facto de estar em curso uma intervenção, na sua opinião, desgovernada, com o intuito de ir retirando espaço de vida às populações, em favor do negócio e construção de estradas. De acordo com Mayá Kamanawa, é notório o desleixo estatal, o que deixa os residentes na floresta amazónica nas mãos de interesses económicos, que destroem comunidades, pela contaminação de cursos de água e habitações, que vão sendo arrasadas neste processo de modernização, como é apelidado, mas que nada trazem de benéfico para pessoas habituadas a um estilo de vida com séculos de história. 

 A representante da tribo amazónica fez um apelo, aos rotários presentes na reunião, para que sejam mensageiros do perigo em que passaram a viver estes naturais da floresta, que estão desprotegidos perante a ganância económica, que parece ter o aval do governo, tal a impunidade que Mayá Kamanawa garante existir. 

O presidente do clube, depois de agradecer a participação de todos, com as intervenções realizadas, bem como pela participação na campanha de angariação, deu a conhecer alguns projetos que estão a ser geridos de forma mais difícil, por causa da pandemia, mas que o clube continua empenhado em manter, quando as condições o permitirem. 

Realçou o caso das aulas da Universidade Sénior e Alfabetização, que não iniciaram, resultado das reuniões mantidas com representantes de alunos e professores, que têm sido unânimes na decisão de não começar o ano letivo, por não estarem reunidas condições de segurança.

PROGRAMA MÊS DE DEZEMBRO 

23a Semana 

- Dia 2 - 21,30h, online 

Tema do mês -Formação 

Por José Borges 

24a Semana - Dia 9 - 21,30h, online 

À conversa com... 

Secretaria Companheira Elsa Ribeiro 

 

25a Semana - Dia 16 - 21,30h, online 

Palestra “ Prevenção e Tratamento de Doenças Neurológicas” 

Dra Carla Ferreira

 

26a Semana - Dia 23 - 21,30h, online 

Apresentação do Projeto: TEDI- Terapia Especializada no Desenvolvimento Infantil 

Terapeuta Ana Fraga - AIREV 

 

27a Semana - Dia 30 - 21,30h, online 

O que eu penso... As tarefas do clube

Partilhar