Coração Azul no mapa do mundo das Zonas Húmidas


No dia 02 de Fevereiro de 2021 comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas e este ano o tema de destaque são os “Pântanos e a Água”. 

A ação mundial, da responsabilidade da Convenção Ramsar, pretende destacar os pântanos como fonte de água doce e desafia a comunidade e organizações a implementar dinâmicas para restaurar estes locais e impedir a sua perda. 

Em Vizela, a Coração Azul – Associação Juvenil de Apoio aos Animais irá sinalizar este tema com uma iniciativa de mapeamento e sensibilização de uma espécie ícone das zonas húmidas que se encontra ameaçada, a Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). 

Depois de ter sido observado apenas um exemplar da espécie em 2020, a Associação pretende chamar a atenção para a sua importância.

 A Salamandra-lusitânica é um anfíbio que não possui pulmões funcionais e é pela sua pele que faz as trocas gasosas para os processos respiratórios, o que a torna particularmente sensível à poluição dos cursos de água de que depende para se alimentar e reproduzir. 

Este icónico anfíbio é protegido por leis comunitárias (Directiva Habitats), apresenta o estatuto “Vulnerável” de extinção e requer esforços de conservação para preservar as populações existentes. Assim, de 31 de Janeiro a 07 de Fevereiro, a Coração Azul irá mapear e visitar várias zonas de água límpida onde a espécie poderá ser encontrada. Link do evento mundial: https://www.worldwetlandsday.org/ Link do evento em Vizela: https://www.worldwetlandsday.org/display-event?p_p_id=eventDisplay&redirect=https%3A%2F%2Fwww.worldwetlandsday.org%2Fevents&eventEntryId=779506

Partilhar