Grupo de Jovens de Infias ajudam inúmeras famílias

 

A associação Juvenil e Pastoral Grupo de jovens de Infias, reuniu esta sexta-feira por videochamada, para avaliar o ano de 2020, apresentação de contas e debater o ponto de situação do trabalho desta associação e que espera em 2021. As conclusões da reunião nas palavras do dinamizador Nelson Leite: "Devido ao covid 19, as atividades que pretendíamos realizar no ano passado foram canceladas, exceto o aniversário da associação realizado em Fevereiro e atividade da loja social, apesar de ter encerrado também durante quase dois meses(Março e Abril). 
 O balanço que temos a fazer deste ano atípico refere-se principalmente ao trabalho desenvolvido pela loja social, que por um lado foi um ano muito positivo mas por outro preocupante pelo elevado número de pessoas que tivemos na loja social de Infias. 
 Pois como é do conhecimento de todos, a loja social oferece gratuitamente artigos a quem realmente precisa e vende por um custo simbólico a qualquer pessoa que nos visita. 
O ano de 2020 teve um aumento de ambos os casos, o que dá para refletir um pouco e nos questionar o porquê deste aumento; será que as pessoas nos visitam simplesmente para nos ajudar financeiramente e adquirir produtos a bom preço? 
Ou será devido a imensas famílias que viram seus rendimentos baixos, mas que não assumem a pobreza que estão a ultrapassar e por isso nos visitam para dessa forma conseguir vestir suas famílias por um custo baixo? 
 Mas felizmente temos dado um grande apoio a imensas famílias e por isso temos que nos sentir felizes com o dever cumprido e agradecer a todas as pessoas que nos tem visitado e que aguardamos em breve voltar a contar com a visita de todos. 
 Em quase 6 anos de existência da loja social, o ano 2020 foi o ano onde conseguimos obter mais lucro e de referir também que o mês de Dezembro atingiu o valor maior de sempre num só mês em vários anos de existência. Pois é com a verba angariada na loja social de Infias que conseguimos ajudar outras situações em concreto, e há que referir que nossa associação gastou em 2020, quase 1500 euros em bens alimentares para ajudar famílias carenciadas dentro e fora do nosso concelho.
"Tínhamos como objetivo para 2020, angariar o mais possível de verba para aquisição de uma carrinha, mas devido à pandemia, resolvemos colocar para segundo plano e apoiar quem mais precisa. Iremos dar continuidade em 2021 na angariação de verba para este nosso objetivo que nos será muito útil, para o transporte de donativos da loja social. 
 Ainda sobre a loja social, não podemos esquecer que foi também um ano muito positivo em donativos que fomos recebendo, desde de uma grande diversidade de artigos e até mesmo roupa e calçado para reciclar que também batemos novo record, em que fruto á parceria com a empresa Sarah Trading, saiu em 2020, 8 toneladas de roupa e calçado. 
 Quanto ao trabalho para 2021, será dar continuidade ao trabalho da loja social e aguardar dia após dia o que mais podemos realizar.
 Dia 11 de Fevereiro a nossa associação comemora o 4º aniversário, estávamos a preparar comemorar no dia 14 de fevereiro, mas resolvemos adiar para 28 de fevereiro, caso a situação pandémica permita. 
A comemoração ficará apenas marcada com uma eucaristia e a tomada de posse dos órgãos sociais. Como Associação cristã que somos, não fugimos ás responsabilidades que temos com a igreja, mas por agora aguardamos todo o desenvolvimento da pandemia, para ver o que se pode concretizar ao longo deste ano. 
Para já, vamos colaborando em reuniões com outros grupos de jovens e a equipa arciprestal de Guimarães e Vizela, para dar inicio à preparação das jornadas mundiais da juventude em 2023, em que pretendemos receber um grande número de jovens no nosso arciprestado.

Partilhar