Mais de 50 postos de trabalho no Lar em S. Paio de Vizela


Servir mais idosos a partir de S. Paio de Vizela



Mais de 50 postos de trabalho. Mais de cem utentes: lar, centro de dia, serviço de apoio ao domicílio e lar residencial (tipo vivendas, ao todo sete), foi esta obra social apresentada esta tarde na Casa da Cultura, mais concretamente o projeto de adaptação da antiga escola Instituto Silva Monteiro em S. Paio numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.


A apresentação coube ao arquiteto Hugo Lobo que clarificou que aquele anterior estabelecimento de ensino é de construção de boa qualidade e que as adaptações a registar irão obedecer em grande parte o desenho que o prédio ostenta. Acrescentou que será uma obra bonita, funcional e do agrado de todos.



PROVEDOR CONFIANTE

Avelino Pinheiro salientou que está obra vem servir, tal como a Santa Casa da Misericórdia, o concelho de Vizela.

O Provedor disse haver uma parceria muito forte entre a Santa Casa e a Câmara "porque estas duas entidades têm por função servir Vizela e é isso que nos move".


O Provedor referiu lque a nova valência será de grande qualidade e para servir pobres e ricos, inclusive poderão em alguns casos os familiares pernoitar com os utentes".

Avelino Pinheiro disse que a hipótese de colocar uma creche naquela valência não se coloca de imediato dado que recentemente a SCMV inaugurou uma nova creche com capacidade para 126 crianças e há uma candidatura para ampliar a creche antiga para mais 46 crianças. "Se na devida altura entendermos que devemos colocar em S. Paio uma creche ou jardim de infância partiremos para isso" - disse

Concluiu dizendo que o lar em S. Paio vai apostar na modernidade.

SERVIR S. PAIO, TAGILDE e SANTO ADRIÃO

Victor Hugo Salgado referiu que a nova valência pretende servir as freguesias de S. Paio, Tagilde e Santo Adrião uma área que carece de atendimento à terceira idade e apoio domiciliário.

O presidente da Câmara prevê que as obras comecem rapidamente, embora estejam ainda a ser elaboradas as candidaturas ao PAR, tendo o autarca salientado a eficiência da Santa Casa no domínio das candidaturas de apoio social.

"Vamos ficar com uma obra bonita e funcional e que dinamizará três freguesias. Pretendemos que todo o concelho tenha cobertura plena na vertente social e esta obra é primordial".


Victor Hugo reforçou que o projeto é muito ambicioso mas que o mesmo é para seguir em frente: "Trabalhamos de mãos dadas com a Santa Casa, uma entidade bem liderada pelo Sr. Provedor e em conjunto daremos condições a muitos idosos. Aquele edifício estava devoluto há muito tempo e por contato do Sr. presidente de junta, António Ferreira, decidimos adquiri-lo e agora segue-se a execução da obra que será muito útil a todo o concelho mas sobretudo às freguesias citadas".


Partilhar