Morreu antigo Presidente da Junta de Moreira

Domingos Faria tinha 92 anos de idade e foi Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos durante 16.

A junta de freguesia de Moreira de Cónegos, por intermédio do seu atual Presidente, António Brás emitiu uma nota de pesar pela partida do ex-autarca e onde traça o seu perfil.

 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. DOMINGOS FARIA 

A Junta de Freguesia lamenta profudamente o falecimento do Sr. Domingos Faria, antigo presidente e tesoureiro da nossa freguesia, com 92 anos de idade. A Junta de Freguesia manifesta o seu profundo pesar e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos. 

 O Sr. Domingos Faria construiu uma família e com a legitimidade dos votos dos Moreirenses, sempre que se candidatou, Moreira de Cónegos quis que Domingos Faria fosse o autarca da nossa terra. Foram 16 anos em que participou no engrandecimento e na qualidade de vida dos Moreirenses. Os autarcas que nesta casa passaram foram todos uns autênticos Moreirenses e todos deixaram esse testemunho de engrandecimento da terra. Como o Povo diz “O Mundo não acaba hoje!" Mas considerando este tipo de ação de cidadania, o tempo corre bem depressa, e por isso, a última geração não teve o privilégio de saber quem foi e o que fez por Moreira de Cónegos. O Sr. Domingos Faria nasceu em Moreira de Cónegos, filho de genuínos Moreirenses e dispôs-se ao que foi legitimado nos princípios da Democracia, Foi autarca na qualidade de Presidente da Freguesia por três vezes e uma na qualidade de tesoureiro;

 Na sua época foi quem deu a possibilidade de em Moreira de Cónegos se elevar, e foi tão grande esse empenho e tão magníficos os seus resultados daí provenientes: - Elevação de Moreira de cónegos à condição de Vila, - Oportunidade de em Moreira de Cónegos se construir a Escola EB/2,3, hoje sede de Agrupamento de Escolas Virgínia de Moura; - Com uma extinta Cooperativa garantiu o terreno e que hoje deu a Moreira de Cónegos a possibilidade de se construir o Centro Escolar de Moreira de Cónegos; As diversas ruas: de Pereiras, Santa Tecla, São Bento, Da Luz, das Vinhas, do Bouçó, do Bacelo, Paranhos, de Pereirinhas, da Moagem, a Avenida do Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Rua dos Moínhos.; - A Instalação do Centro de Saúde, hoje Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos; - A criação da Toponímia de Moreira de Cónegos; - Com o mesmo sentido de empenho, juntamente com o Município, garantiu os 20.000 metros de terreno, no qual se construíram as Piscinas de Moreira de Cónegos e o Parque de Lazer. 

Com estima, António Brás


PESAR

Presidente da Câmara apresenta condolências pelo falecimento de Domingos Faria
Foi presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos e um dos responsáveis pela elevação à condição de Vila.


O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as sentidas condolências à família de Domingos Faria, antigo presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, que faleceu esta sexta-feira, 01 de janeiro, com 92 anos

 

Domingos Faria deixou marcas históricas em Moreira de Cónegos, fruto dos 16 anos como autarca na Junta de Freguesia (12 anos como Presidente e quatro anos como tesoureiro), destacando-se a elevação a Vila, o empenho na construção da Escola EB/2,3, hoje sede de Agrupamento de Escolas Virgínia de Moura, assim como a Instalação do Centro de Saúde, hoje Unidade de Saúde Familiar de Moreira de Cónegos.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 15 horas deste sábado, 02 de janeiro, na Igreja Paroquial de Moreira de Cónegos.

 



 

 

 

 

 

 

Partilhar