Primeira parte das eleições presidenciais


 Mais de 246 mil eleitores pediram para votar antecipadamente este domingo, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro. Destes, 300 são do concelho de Vizela segundo revelou a Câmara Municipal.

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para o próximo domingo dia 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

O voto antecipado está destinado a pessoas com cuidados especiais face à pandemia.

A votação decorrerá no próximo domingo, dia 17 de janeiro, no Edifício Sede da Câmara Municipal, entre as 08.00h e as 19.00h. Os eleitores só podem entrar com máscara; têm de desinfetar as mãos antes de se dirigirem à mesa, antes de votar e depois de votar; devem manter o afastamento recomendado enquanto aguardam a sua vez para votar; e preferencialmente levar a própria caneta para votar. Os locais de voto (superfícies de toque frequente, cabinas de voto e casas de banho) serão desinfetados regularmente ao longo do dia. Os elementos das mesas de voto também usarão máscara e viseira ou óculos, luvas descartáveis e desinfetante.

A campanha eleitoral termina em 22 de janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Em Vizela as eleições de dia 24 decorrerão nos locais habituais e hoje apenas no edifício da Câmara.

Partilhar