Salário mínimo de 700 euros na Polopique

 

O grupo têxtil Polopiqué fixou para 2021 um salário mínimo de 700 euros a atribuir aos seus cerca de 550 colaboradores,

elevando assim em mais de 5% o salário mínimo fixado pelo Governo e que é de 665 euros - avanca o Eco. 

A decisão da administração liderada pelo vizelense Luís Lopes Guimarães abrange as várias empresas do grupo, segundo adianta o jornal online Eco – de que o grupo têxtil é acionista.

A filosofia empresarial de Luís Lopes Guimarães passa por desenvolver bom trabalho e ver todos os operários felizes, como diz o próprio.

O grupo, um dos líderes da indústria têxtil e de vestuário – com um volume de negócios próximo dos 110 milhões de euros – definiu desde sempre a política social como uma das prioridades de gestão, o que se tem revelado essencial para contornar os problemas acrescidos pelo confinamento imposto pela pandemia.

A noticia é do jornal ECO citado pelo TEconomia, referindo ainda que em março do ano passado, aquando do primeiro confinamento geral e com a produção quase parada, a Polopiqué decidiu entregar um cabaz de bens alimentares a todos os trabalhadores diretamente em casa, para evitar a necessidade de deslocação a supermercados.

Além do salário mínimo de 700 euros para todos os trabalhadores e do seguro de saúde e de vida para os trabalhadores e cônjuges, a Polopiqué também avalia anualmente a distribuição de uma percentagem dos lucros conseguidos.

O grupo Polopiqué nasceu em 1996 e domina todas as fases do processo produtivo têxtil, desde a fiação, passando pela tecelagem e ultimação, até à confeção e comercialização de produtos finais para o segmento de alta qualidade.

FILANTROPO



Luís Lopes Guimarães é um dos mais importantes apoiantes das instituições de Vizela e não só, todavia gosta de colaborar no anonimato. Foi homenageado no Rotary Clube de Vizela aquando a presidência do Padre Constantino e o seu nome foi atribuído ao auditório de S. Miguel das Caldas o qual ajudou na sua edificação tal como o restauro da igreja matriz de S. Miguel das Caldas.

A Sociedade Filarmónica Vizelense também gravou o seu nome num memorial ao lado do auditório ao ar livre desta instituição que hoje, 21 de janeiro, passa mais um aniversário. De resto, desde o Futebol Clube de Vizela onde há muito tempo é sócio benemérito, Bombeiros, escuteiros, etc, Luís Lopes não esquece o seu amor à sua terra Natal. 

ZARA

O pai de Luís Lopes Guimarães, o saudoso José Luís Lopes (fundador da Garça Real), era amigo pessoal do espanhol Amâncio Ortega  Presidente e fundador da Inditex, grupo de empresas proprietária de marcas como Zara, Massimo Dutti, Oysho etc. Em 2012 a Revista Forbes classificou Ortega como a terceira pessoa mais rica do mundo, com 46,6 bilhões de dólares.

O maior cliente da Polopique é a Zara, mantendo Luís Lopes Guimarães com Ortega e família uma relação quase familiar.

Partilhar