Viatura funerária anti-Covid adquirida por empresa de Vizela


  A Agência Funerária Fernandes & Monteiro deu mais um passo rumo ao futuro sem esquecer o presente: a compra de uma viatura específica para a desinfecção de igrejas, capelas e espaços de velórios que vai garantir maior proteção contra a covid-19, pandemia que tem dominado o mundo e assustado muitos familiares que gostariam de estar presentes no último adeus aos seus ente queridos e que não o fazem com medo da transmissão da doença. O ano passado a agência vizelense realizou 19 funerais de pessoas contagiadas pela covid-19 e uma este ano todos com enorme segurança mas agora reforçou ainda mais as medidas preventivas.  


Ao Digital de Vizela, o sócio-gerente da empresa, Vítor Monteiro, referiu que o novo carro vem equipado com kits de desinfecção, pulverização/nebulização e de termonebulização que eliminarão toda a carga viral existente nos espaços onde decorrerão os funerais como igrejas, capelas e velórios. O novo mecanismo dispõe de desinfectantes aprovados pela Direcção Geral de Saúde que garantem uma desinfeção rápida de pessoas, móveis, portas, janelas, etc. "Queremos que as pessoas se sintam o mais seguras possível. O vírus é algo terrível, merece todo o cuidado, mas temos de enfrentar as situações e criar condições para que possamos prosseguir em frente. Não podemos desistir ou viver com medo obsessivo» - disse Vítor Monteiro.




PREVENÇÃO DE DOENÇAS 

Porque a limpeza e a desinfecção são consideradas como principais métodos de prevenção de doenças,


Vítor Monteiro acrescentou ao ddV que achou indispensável a compra desta viatura devidamente equipada para responder a todas as normas de segurança anti virais. "Ao longo destes conturbados tempos a nossa empresa Fernandes & Monteiro foi-se apercebendo que, para além dos cuidados que já dispunha, era necessário criar algo que transmitisse real confiança e segurança a todos aqueles que participam nos velórios e funerais. Muitas pessoas têm medo de se deslocarem a um velório ou funeral de um familiar e isso é bastante doloroso para os próprios e para os outros membros da família. Queremos que as pessoas sintam a máxima em segurança e estamos a trabalhar para isso como é a prova da aquisição desta nova viatura anti-covid. O desinfetante utilizado é aprovado pela DGS e muito seguro não só para as pessoas como para o meio ambiente não sendo tóxico» - disse. 

TEMOS DE COMBATER ESTE VÍRUS E OS PRÓXIMOS QUE VIEREM

O ddV perguntou a Vítor Monteiro se se justificava este investimento na nova viatura considerando que as previsões apontam para, mais mês menos mês, a covid-19, desaparecer, e a sua resposta é pronta: "Creio que ninguém duvida que depois deste vírus virá outro e a seguir outro e outro. O mundo regista periodicamente cargas virais que dizimam milhões de pessoas. Esta agência, que já existia antes da minha família, meus avós, a gerirem, já passou por diversas pandemias como a cólera, a tuberculose, a meningite, a SIDA, etc. e hoje estamos na era da covid-19. Preparamos esta Viatura de Intervenção Sanitária para combater o atual problema pandémico mas ficará preparada para o que possa vir a seguir, esperamos que não. Não se trata duma previsão fatalista mas sim realista. O combate aos vírus que tantas vidas têm dizimado tem de ser uma das prioridades de todos agora e amanhã. Não podemos baixar armas. A nossa empresa Fernandes & Monteiro quer que as pessoas sintam segurança e confiança nos seus movimentos e ações e por isso fazemos estes investimentos». 

Prosseguindo: "Porque a saúde das pessoas não de deve descuidar, esta viatura que hoje inauguramos, vai permitir um programa de limpeza e desinfecção abrangente, visando a extinção de uma concentração de vírus no ambiente, dificultando desta forma, a probabilidade de infecções. Faremos atempadamente desinfecção de superfícies, espaços e volumes em todos os locais onde vão decorrer os velórios e os funerais. Com isso estaremos a proteger todas as pessoas».

DESINFETANTE HOSPITALAR



Além de barreiras para isolar as pessoas que se perfilam para entrar nos velórios, a Viatura de Intervenção Sanitária da Agência Funerária Fernandes e Monteiro de Vizela conta com vários aparelhos (parecidos com aquecedores) que libertam os desinfectantes  (iguais aos utilizados nos hospitais) sobre os visitantes e imóveis protegendo assim a saúde de todos. No final das cerimónias as capelas e igrejas serão novamente desinfetadas.

Vítor Monteiro acrescentou que o serviço de desinfecção não vai tornar mais caros os funerais. O preço será o mesmo, mas convém salientar que a saúde não tem preço. É importante que pensemos seriamente na saúde de todos. Estamos todos a enfrentar um dos piores adversários das nossas vidas que é a covid-19. As pandemias combatem-se com métodos de desinfecção e vacinação. A Fernandes & Monteiro quer fazer parte da solução e não do problema. Com coragem e determinação iremos todos vencer esta batalha. As pessoas merecem"- disse. 

COMO É FAZER UM FUNERAL COM COVID?

Desde o início da pandemia a Agência Fernandes e Monteiro realizou 20 funerais de pessoas  vitimadas pela covid-19. Em 2020 foram 19 os falecidos e este ano um.

Vítor Monteiro revela que é infundado o medo das pessoas em participar num funeral de alguém  que morreu de Covid. 

«Pela nossa parte podemos garantir que não há qualquer risco. As urnas são devidamente isoladas, os cadáveres são devidamente isolados em sudários impermeáveis, ficam em caixão fechado, estando as famílias também proibidas de os abrir. A DGS determina também normas estritas de higiene e proteção pessoal para quem tenha que manusear o corpo nas morgues, impondo o uso de material impermeável, máscaras cirúrgicas e óculos de proteção. Todas as regras são cumpridas escrupulosamente. Sabemos que há familiares que sofrem mais ficando em casa não participando nos funerais de quem morreu de Covid-19, porém eu posso garantir que é impossível haver qualquer transmissão entre um falecido (os caixões ficam fechados) e quem participa nos velórios ou funerais».

Finalizando: "Quem transmite os vírus são os vivos, é nesses que temos de pensar. Por isso fizemos o investimento nesta Viatura de Intervenção Sanitária para que nada fique ao acaso e as pessoas tenham o legítimo direito de dizer um último adeus em segurança reforçada aos seus ente queridos, sem dúvida alguma o momento mais marcante da vida de todas as pessoas»




Partilhar