Capela de Santa Ana fez cem anos sem festa

ddV

Pandemia impediu a freguesia e paróquia de Santa Maria de Infias de evocar o centenário da capela erigida no Monte do Alijó.
Foto Junta de Infias

O espaço, muito bem arranjado (embora alguns insensatos insistam em despejar resíduos industriais às escondidas nas bermas do monte), é um local de culto porquanto todos os anos, em julho, ali se desloca a procissão do Senhor das Cinco Chagas, uma verdadeira manifestação de fé e sacrifício considerando o tamanho dos andores e a costeira íngreme em terra até à capela que os fiéis calcorreiam.

ddV

Também já se celebraram ali casamentos e batizados.

O autarca Francisco Vilela Correia, que incutiu naquela freguesia uma grande festa dos avós, tendo por menção, precisamente a santa que dá nome à capela, Santa Ana (mãe de Maria e mãe de Jesus segundo a doutrina), referiu ao ddV que foi com muita tristeza que a data centenária teve de passar sem qualquer evocação popular, não obstante ter sido celebrada uma missa, porquanto "os infienses são grandes devotos de Santa Ana e há muitos anos procuram aquele espaço para lazer e meditação. Francisco Correia diz ter ouvido falar que o seu avô e tetravô também trabalharam na construção daquela capelinha que foi mandada erigir pela família Cirilo Carneiro de Infias. Durante muito tempo a capela e terrenos circundantes pertenceram a esta família que entretanto os doou à paróquia que tem por Pároco o P. Adelino Rosas.


Indagado sobre os focos de poluição que de quando em vez poluem aquela ermida, Francisco Vilela diz que tem sido uma luta sem fim ao longo dos anos: "Limparmos hoje e amanhã, a coberto da noite, gente irresponsável já está a sujar outra vez. Mas já foi muito pior porque no princípio do meu mandato tiramos dali camiões de resíduos. É lamentável tanto mais que temos na freguesia um Ecoentro que acolhe todo o tipo de resíduos".

Voltando ao centenário da capela, o autarca infiense espera que passada pandemia, e depois duma conversa com o pároco, se elabore um programa porque cem anos não se fazem todos os dias.

Neste caso a evocação já será nos 101se a pandemia não obrigar a lançar a data mais para  frente.

Descrição da capela no site da Junta de Freguesia de Infias.

Situada na freguesia de Infias, mais precisamente na Rua de Alijó, poderemos encontrar a Capela de Santa Ana. Esta capela de pequenas dimensões e de estilo simples, foi construída em 1920. Nesta capelinha se venera a imagem de Santa Ana, que segundo o que está escrito e que se acredita, esta Santa é mais antiga avó de todos os tempos. Santa Ana é mãe de Maria, esta mãe de Jesus, logo é avó de Jesus Cristo, Rei do Mundo. Santa Ana ficou a ser a avó padroeira de todas as avós da Terra. Protetora de todas as mães e netas do Universo a ela consagradas. 

A capela, outrora situava-se em propriedade privada mas agora é propriedade da Paróquia, mais concretamente no Monte de Alijó, onde daí se desfruta de uma paisagem magnífica sobre parte da freguesia.

Encontra-se aberta ao público, de Abril a Setembro aos Sábados das 13h às 20h e aos Domingos das 09h às 20h. De Setembro a Abril, esta capelinha abre das 14h às 17h e aos Domingos das 10h às 17h (em caso de mau tempo no lugar a Capelinha não abre). 

Esta capela e o espaço envolvente, sofreram uma significativa remodelação, tendo sido terminados os trabalhos e inaugurada a obra a 26 de Julho de 2006. No dia 26 de Julho, todos os anos, realiza-se neste local a Festa de Santa Ana, advogada dos avós e netos.



Partilhar