Comunicado do PS de Vizela sobre candidatura de Victor Hugo

Do Secretaria Concelhio do Partido Socialista de Vizela recebemos o seguinte comunicado que se publica na íntegra.

 ESCLARECIMENTO 

Reunido no dia 16 de fevereiro de 2021, o Secretariado Concelhio de Vizela do Partido Socialista vem por este meio esclarecer os militantes e simpatizantes do partido, bem como todos os Vizelenses, que: 

1- No dia 13 de janeiro, a pedido do Secretariado Concelhio, realizou-se uma reunião com os órgãos nacionais e federativos de Braga do Partido, para definição da candidatura às eleições autárquicas de 2021. 

2- Na referida reunião, o Secretário Geral Adjunto, José Luís Carneiro, e a Secretária Nacional das Autarquias, Maria da Luz Rosinha, solicitaram que a Concelhia de Vizela do PS não fechasse a porta ao diálogo com o Movimento Vizela Sempre - Victor Hugo Salgado (MVS-VHS), de modo a que se tentasse uma aproximação das partes, com vista à elaboração de uma candidatura conjunta nas eleições autárquicas de 2021. 

3- Igualmente, foi transmitido, e sublinhado pelo Presidente da Federação de Braga do PS, Joaquim Barreto, que a agregação de candidaturas só se faria se o PS Vizela estivesse nessa disponibilidade e houvesse acordo e aval dos órgãos concelhios. 

4- Tal como transmitido pelo Secretário Geral Adjunto, qualquer evolução que pudesse existir relativamente a esta matéria, só poderia ocorrer se houvesse convergência das duas partes, sendo que, em última instância, seria respeitada a Concelhia de Vizela do PS”. 

5- Compreendendo os argumentos apresentados pelos representantes dos órgãos nacionais, sensibilizados pela manifestação de respeito para com a Concelhia de Vizela do Partido e para com a decisão que viesse a ser adotada, o Secretariado Concelhio de Vizela do PS, contrariando aquela que era a sua intenção inicial, aceitou abrir a porta ao diálogo com o MVS-VHS, após solicitação deste. 

6- Assim, em 25 de janeiro, realizou-se um encontro entre o PS Vizela e o MVS-VHS, mediado pelo Presidente da Federação de Braga do PS, no qual foi manifestado por VHS a sua vontade em ser cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Vizela. 

7- Tratou-se de um encontro exploratório e que, naturalmente, não foi conclusivo. 

8- De novo, compreendendo os argumentos apresentados pelo PS nacional e sensibilizados por estes, o Secretariado Concelhio do PS Vizela decidiu renovar a abertura ao diálogo para que fosse apreciada a possibilidade de VHS ser o cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Vizela num quadro de um possível consenso e putativa candidatura conjunta. 

9- O Secretariado Concelhio assumiu sempre que, apesar dos custos políticos inerentes, só num quadro de entendimento mútuo validado pela Comissão Política Concelhia, poderia vir a ser possível um desfecho de consenso. 

10- Considerando

a. A legitimidade dos órgãos do PS Vizela, escolhidos em eleições livres, participadas e justas; 

b. O trabalho desenvolvido e o esforço coletivo e individual para manter e reforçar o PS, ao longo dos últimos anos, face às fraturas irremediáveis protagonizadas pelo MVS-VHS;

 c. O trabalho já feito para preparar as eleições autárquicas em cada freguesia do Concelho; 

 O Secretariado do PS Vizela, defendeu previamente que haveriam pressupostos basilares que teriam sempre de ser respeitados. Desde logo, um conjunto específico de projetos e ações com vista a melhorar a qualidade de vida dos Vizelenses; o respeito pelos órgãos concelhios e seus legítimos eleitos, respeito pelos eleitos do PS nos órgãos autárquicos e defesa dos princípios e valores do Partido. 

11- Das suas posições, o Secretariado Concelhio deu sempre conhecimento aos órgãos nacionais e federativos do PS, reiterando a necessidade de diálogo para defesa dos interesses de Vizela e dos Vizelenses e para afirmação do Partido em Vizela e no distrito de Braga. 

12- Contrariando o expectável normal curso dos acontecimentos, o Secretariado Federativo de Braga do PS decidiu, na sua reunião de 16 de fevereiro, avocar o processo eleitoral autárquico de Vizela. 

13- A avocação é uma figura de recurso extraordinário prevista no artigo 67º dos Estatutos do PS. Pelo exposto, o Secretariado Concelhio de Vizela do PS: 

I. Repudia a decisão do Secretariado Federativo de Braga do PS; 

II. Considera a avocação um ato intempestivo e injusto, ofensivo para com os princípios e a história do Partido, que somos, e para com todos aqueles que deram um grande contributo ao PS e à dignificação da política nos últimos três anos, nomeadamente o contributo para as vitórias eleitorais alcançadas. 

III. Reafirma não compreender qual a razão válida para avocação, desde logo pela posição assumida pelo Secretário Geral Adjunto e pela Secretária Nacional das Autarquias de defesa e aceitação das decisões que a Concelhia de Vizela do PS viesse a adotar. 

IV. Considera que a avocação é um ato que prejudica a democracia, os partidos e a política. Em democracia e no PS ninguém deveria tolerar “os donos disto tudo”. 

A Concelhia de Vizela do PS defende com honra os princípios que são a razão de ser do PS, tais como: a democracia, a liberdade, a fraternidade, a igualdade de oportunidades, a justiça e o apoio aos mais desprotegidos socialmente. 

Pela dignificação do poder local, da atividade política e do próprio Partido Socialista. 

 Vizela, 17 de fevereiro de 2021 

O Secretariado Concelhio de Vizela do PS 

 NOTA: A Comissão Política Concelhia, alargada aos militantes da Concelhia de Vizela do PS, reunirá no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21h00.

Partilhar