Espécie “Vulnerável” encontrada em Vizela

No passado dia 02 de fevereiro comemorou-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas e a Coração Azul sinalizou a efeméride com a inscrição de uma ação na programação mundial da Convenção Ramsar. Paralelamente e de forma a demonstrar o valor das zonas húmidas localmente, focou o mês de Fevereiro na procura da espécie que se encontra ameaçada: a Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). 

Depois de ter sido observado apenas um exemplar da espécie em 2020, é com satisfação que pelo segundo ano consecutivo a Salamandra-lusitânica é registada em Vizela, na freguesia de S. Paio. Recorde-se que este anfíbio não possui pulmões funcionais e é pela sua pele que faz as trocas gasosas para os processos respiratórios, o que a torna particularmente sensível à poluição dos cursos de água de que depende para se alimentar e reproduzir. Este icónico anfíbio é protegido por leis comunitárias (Directiva Habitats), apresenta o estatuto “Vulnerável” de extinção e requer esforços de conservação para preservar as populações existentes. 

Com este novo registo, a Coração Azul regista mais uma zona em Vizela de particular interesse ambiental e que precisa para a sua manutenção de cuidados redobrados. 

Foto: Joel Sousa

Texto: João Ferreira

Partilhar