Funerais de doentes covid com novas normas


Direção Geral de Saúde permite abertura da urna possibilitando aos familiares verem temporariamente o corpo a distância e sem lhe tocar. O Jornal de Notícias Notícias avança hoje que a A Direção Geral da Saúde actualizou as normais para a realização de funerais de pacientes com covid-19. Mantém-se a regra sobre o reconhecimento do corpo por um familiar e abre-se a possibilidade de ver o corpo, durante a cerimónia fúnebre. 

 "Para a cerimónia fúnebre/funeral, o caixão deve preferencialmente manter-se fechado, mas caso seja esse o desejo da família, e houver condições, pode permitir-se a visualização do corpo, desde que rápida, a pelo menos 1 metro de distância. A visualização do corpo pode também ser conseguida através de caixões com visor. Em qualquer uma das situações, não é permitido tocar no corpo ou no caixão", revela um comunicado da DGS. 

Recorde-se que não é permitida a realização de velórios em pacientes covid-19 e que na realização do funeral todos os presentes, incluindo o pessoal religioso e funerário, devem usar máscara de proteção.

 "As pessoas dos grupos mais vulneráveis, tais como idosos, doentes crónicos, doentes imunodeprimidos e grávidas, assim como as pessoas com sintomas respiratórios agudos não devem participar em funerais", explica o documento.

As novas normas da DGS levantam dúvidas porque as urnas saem seladas das morgues e os cadáveres em sacos. Os corpos não são retocados o que pode aumentar o choque dos familiares.

Partilhar