GNR - Apreensão de mais de 125 mil artigos contrafeitos


O Comando Territorial de Braga, através do Destacamento Territorial de Fafe, ontem, dia 24 de fevereiro, apreendeu 125 560 artigos de vestuário contrafeitos, em Fafe.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares da Guarda intersetaram um veículo pesado que transportava diversas caixas de meias, tendo-se apurado serem contrafeitas.

A mercadoria, no valor de 346 680 euros, foi apreendida. A condutora de 37 anos foi constituída arguida, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Fafe. 

 

Nova Lancha de Patrulhamento

 

Chegará a Lisboa, no próximo dia 28 de fevereiro, a nova embarcação de patrulhamento costeiro com destino à Guarda Nacional Republicana, a qual tem como nome “Bojador”. Esta embarcação tem como objetivo reforçar os meios da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), tendo a mesma sido adquirida no âmbito do Fundo para a Segurança Interna.

A sua integração na atividade operacional vem materializar uma necessidade da Guarda em adquirir uma lancha de maiores dimensões, com acrescida capacidade de navegação, constituindo-se como um complemento importante do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), e bem assim para os Centros de Coordenação Internacional do Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras (EUROSUR), sendo ainda objetivo a sua participação em missões da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).

Importa relevar que este recurso permitirá ampliar a capacidade de vigilância e deteção da Guarda, potenciando mais e melhor controlo das atividades de vigilância da Fronteira Externa da União Europeia, nomeadamente na sua fronteira externa marítima.

É neste contexto que o conceito operacional da UCC tem evoluído, a par do desenvolvimento das capacidades das diferentes componentes do SIVICC, em que a componente marítima assume um papel de relevo, particularmente pela disponibilização de meios que permitam assegurar maior permanência no mar e em condições mais adversas.

Depois de um período de formação aos militares que farão parte da tripulação, que decorrerá durante o mês de março, está previsto que a entrega da embarcação à Guarda venha a ocorrer no mês de abril.

 

Partilhar