Dados da natureza

Em agosto foram removidos muitos camiões de areia de rio entre a Ponte da Cascalheira e o Açude do Parque das Termas. Depois das fortes chuvas do mês passado que fizeram engrossar o caudal do rio Vizela concentrou-se novamente no mesmo espaço desassoreado no verão, um grande volume de areia, talvez maior do que aquele que foi removido. 

O desassoreamento do rio Vizela deve ser feito periodicamente porquanto hoje em dia, contraiamente ao passado, não há extracção de areias para venda. Antigamente a areia era removida do rio à pá e as mulheres carregavam-a em cestos à cabeça.

Peixes enormes são atração debaixo da Ponte da Cascalheira
Entretanto fauna do rio tende em prosperar, sobretudo agora que os focos de poluição desapareceram tão depressa como os administradores que supostamente poluíam, e grandes escalos, peixes com mais de um kilo de peso, são atração em alguns pontos do rio, nos últimos dias debaixo da ponte da Cascalheira.

Ainda no que concerne às margens do rio acrescentar, tal como o ddV anunciou, hoje tiveram início os trabalhos de colocação de um novo wc no Parque das Termas junto à ponte pedonal que alguns intitulam de Ponte Tony Carreira por a mesma ter sido implantada quando o famoso cantor e filhos cantaram na Marginal Ribeirinha.

Quem caminha na marginal apelava à colocação destes serviços.




 


Partilhar