Rotários de Vizela enviam ajuda para Pemba


Terminou a campanha de angariação de bens, para apoio humanitário a refugiados em Pemba.

Durante três semanas e em parceria com a Paróquia de São Miguel, a turma do 1ºA da Escola Básica dos Enxertos, Associação Juvenil e Pastoral - Grupo de Jovens de Infias, para além da ajuda de sócios do Rotary Club de Vizela, empresas e particulares, a iniciativa rotária conseguiu atingir resultados importantes, tendo em conta o fim a que se destina. Cerca de 1.500 quilos, em que se incluem alimentos, peças de vestuário, calçado, máscaras e utensílios de ajuda à recuperação da economia da região, foram embarcados, tendo como destino final a província de Cabo Delgado, em Moçambique. 
Quase 10 mil unidades angariadas, em resposta ao pedido dos dois 2 Distritos Rotários portugueses, para minimizar as dificuldades resultantes de fenómenos da natureza, mas também de atos de terrorismo na região. Os números mais recentes, avaliam em cerca de 760 mil, os refugiados deslocados, em fuga aos atos de violência na região. 

Este ambiente exige uma expansão urgente dos programas de proteção às pessoas, mas também a criação de condições de saúde, fornecimento de alimentação, para além de programas de vacinação e imunização, bem como aconselhamento psicossocial. Por outro lado, há a necessidade de criação de infraestruturas, para ajuda a agricultores e pescadores, de forma a que estes restabeleçam as linhas de fornecimento de meios de subsistência.

APELO LANÇADO À COMUNIDADE

 O Rotary Club de Vizela associou-se a este movimento, para diminuir o drama, que se vive nesta província moçambicana. Do apelo, lançado à comunidade vizelense, o clube recebeu os apoios da Paróquia de São Miguel, dos Jovens de Infias e dos alunos do 1º A da EB dos Enxertos. 

A conjugação de tarefas, destas associações, resultou numa adesão considerável de particulares e de empresas, que quiseram ajudar. As mercadorias seguem por barco, ao cuidado de um Clube Rotário local, para garantir que a generosidade de muitos seja distribuída de forma a aliviar a situação precária dos habitantes de Pemba. Este apoio não resolve os problemas da região, mas este contributo criará melhores condições, a quem receber os bens enviados. As preocupações continuam, pois o conflito e a violência deixaram as pessoas sujeitas a violações dos direitos humanos e com acesso limitado a alimentos e meios de subsistência. 

Apesar do final desta campanha de angariação, por parte do Clube Rotário, a recolha de ajudas continua. Quem quiser doar algum dos bens pretendidos, pode entregar os mesmos nas instalações dos Jovens de Infias ou no Centro Pastoral de São Miguel, até ao final do corrente mês de março, que continuam a angariar bens, para os enviar, para Pemba, através da Diocese de Braga.

Partilhar