Grupo Municipal do PS reduzido a dois deputados

A crise no seio do Partido Socialista de Vizela conheceu hoje mais três baixas:
Ana Cunha

as deputadas municipais Ana Cunha, Ana Filipa Ferreira e Ana Rita Araújo desvincularam-se do grupo parlamentar do Partido Socialista, pelo qual foram eleitas em 2017, e passarão a fazer-se representar nas sessões como deputadas independentes, afastadas do vínculo com o PS. 
 As três jovens deputadas, que nunca foram militantes do PS, depois de Federação de Braga ter avocado o processo relativo às próximas eleições autárquicas, e que resultou ontem na renúncia da presidente da Concelhia, Dora Gaspar, invocaram o que está determinado na lei para se desvincularem das suas obrigações com o partido pelo qual foram eleitas (como Independentes) invocando em missiva enviada às devidas instâncias o seguinte texto: 
"De acordo com os termos dos pontos n.º 4 do artigo 94º e n.º 2 do artigo 95º e do artigo 96.º do Regimento da Assembleia Municipal de Vizela, comunico a V.ª Ex.ª que me desvinculei do Grupo Municipal do Partido Socialista e passando a exercer, já na próxima sessão da Assembleia Municipal, o meu mandato como independente ou deputada não inscrita. 
Não estando previsto no artigo 38.º do Regimento a fixação dos tempos para deputados independentes, solicito a V.ª Ex.ª que, nos termos do ponto 4 do referido artigo, a Conferência de Líderes delibere sobre o tempo global de cada debate a atribuir-me, bem como sobre a sua distribuição". 

 FICAM DOIS 
Dos seis deputados municipais eleitos na lista do Partido Socialista, ficam apenas sob este emblema os deputados Pedro Oliveira e António Ferreira. 
O primeiro deputado a exercer a sua renúncia do Partido e a exercer o cargo de forma independente foi o militante Carlos Alberto Costa também em protesto com a política imposta pela Federação de Braga do PS e da "falta de ação da concelhia local".
 João Polery foi o primeiro deputado a pedir substituição da bancada do PS porém muito antes da polémica instalada alegando outras impossibilidades.

DEPUTADOS
- Pedro Oliveira, PS
- António Ferreira (Tony), PS
- Carlos Alberto Costa, IND
- Ana Cunha, IND
- Ana Rita, IND
- Ana Filipa, IND

Partilhar