Por que preferem os helicópteros aterrar no estádio do Vizela?


 Esta semana foram muitas as pessoas que se interrogaram por que motivo aterrou o helicóptero do INEM no estádio do FC Vizela à espera de um doente proveniente do Hospital de Guimarães, quando aquela unidade de saúde está a 10 quilómetros de distância de Vizela e há outros recintos desportivos mais próximos contando o próprio hospital com heliporto.


O ddV foi junto do comandante dos Bombeiros de Vizela tentar saber o porquê, dado que os bombeiros tiveram participação direta na operação de transferência. Paulo Félix, falou, inclusive, com o piloto do helicóptero e as explicações são estas.

- O estádio do Vizela (seu campo sintético) está referenciado pela ANAC-Autoridade Nacional da Aviação Civil  e pelo INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica como espaço de máxima segurança à aterragem e levantamento de helicópteros.

- Porque não foi utilizado o estádio D. Afonso Henriques ou outros relvados sintéticos do concelho de Guimarães?

- O estádio D. Afonso Henriques (onde joga o Vitória) tem bancadas a toda a volta e cria vácuo. Os outros relvados sintéticos do concelho inserem-se dentro de urbanizações, alguns com postes de alta tensão por perto e outros obstáculos e outros não dispõe de luz artificial. Os helicópteros podem aterrar às escuras, todavia havendo luz artificial torna mais facilitada a operação em curso relacionada com a transferência de doentes e/ou feridos.

- O sintético de Vizela tem luz artificial e bom acesso para viaturas terrestres. Está classificado como um H24, ou seja um "heliporto" que pode funcionar durante 24 horas por dia.

- A não utilização do heliporto do hospital de Guimarães poderá ter a ver com questões de logística, de aprovação, dado que não é a primeira vez que o estádio do Vizela recebe doentes de Guimarães para serem transferidos por via aérea. Naturalmente que a opinião dos pilotos conta imenso e eles preferem o espaço de Vizela.

A aterragem do helicóptero do INEM  no relvado sintético do Vizela não deixou quaisquer marcas das suas três rodas, apesar do seu avultado peso, como aconteceu há muito tempo atrás, atendendo a que após as últimas obras no sintético foi colocada uma forte camada de cimento inferior à colocação da relva.

Os bombeiros são informados pelo comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro de Braga sobre a operação ou pelo INEM e uma destas três entidades solicita ao FC Vizela autorização para a aterragem do helicóptero no sintético vizelense referenciado pela ANAC-Autoridade Nacional da Aviação Civil  e pelo INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica como espaço de máxima segurança à aterragem e levantamento de helicópteros..


Partilhar