"Saíram grandes jogadores de um torneio popular organizado do FC Vizela".


João Madureira é o sócio mais antigo do Futebol Clube de Vizela, clube fundado em 1939.

José Borges, João Madureira, Eduardo Guimarães e Pedro Oliveira

Aos 84 anos de idade recebeu o cartão de associado nº1 das mãos de Eduardo Guimarães e do presidente da Assembleia, José Borges com estes dois dirigentes a salientaram que o clube e a massa associativa estão bem representados na pessoa de João da Costa Madureira. Este disse ter ficado muito feliz com tal distinção.

Ser o associado nº 1 de uma coletividade representa uma honra para os próprios, algo que todos ambicionariam sê-lo.

Pelo FC Vizela tiveram esse ensejo o primeiro presidente, João de Sousa, o filho deste, Renato de Sousa, depois José da Costa (da Farmácia S. Miguel), seguiu-se Guilherme Teixeira e  mais tarde Alexandre Sousa (filho de João de Sousa), todos já falecidos.

João Madureira, um vizelense de gema, é sócio do FC Vizela há 63 anos e a pedido do ddV contou um pouco da sua relação com o clube que tanto ama.

- Como era o FC Vizela quando fez a sua filiação de associado?

- Quando entrei para para sócio, o F.C.V. era um clube modesto mas começava a dar os primeiros passos no sentido de, gradualmente, conseguir uma significativa notoriedade.

- O que o levou a preencher a ficha de inscrição?

- Fi-lo como bom vizelense, sem recomendações ou influências alheias. Recordo de tal ter acontecido pela altura em que comecei a trabalhar e a ter um salário.

- Também foi dirigente?

- Sim. Exerci no clube o cargo de Secretário da Direção.

- Quem o acompanhava?

- Faziam parte dos corpos gerentes, entre outros, os Senhores José Varela, Domingos Pinheiro e José Ribeiro Ferreira.

- Houve algo que o marcasse nesses primórdios do Clube?

- Lembro que, na altura, organizamos um torneio de futebol popular com equipas locais, que proporcionou a utilização futura de excelentes jogadores como os irmãos Luís e Chico Carvalho e outros cuja memória agora me falha... É evidente que sobre o assunto, muito haveria a dizer, mas para isso era necessário um esforço de memória e uma cuidadosa compilação de dados.

- Continua a seguir a vida do clube?

- Sempre. De momento, acompanho com muita satisfação o desempenho da equipa principal e compartilho, como todos os Vizelenses, as maiores esperanças para o êxito que se adivinha, o "Nosso" Futebol Clube de Vizela de regresso ao escalão mais alto do futebol português. Ficarei muito feliz se tal acontecer. Eu acredito que sim. Vamos subir.


Partilhar