Coração Azul dinamiza Polinizadores de Vizela


Depois do sucesso em 2020 com o registo de 73 espécies de animais e do envolvimento de 21 pessoas, chega agora a segunda edição do mapeamento dos polinizadores em Vizela na semana de 15 a 23 de Maio.
A iniciativa local volta a estar enquadrada com o projeto nacional “Polinizadores de Portugal” que usa a plataforma biodiversity4all para facilitar a troca de informação entre os vários especialistas. Com esta semana dedicada, a Coração Azul pretende mais uma vez colocar a comunidade a observar a natureza e a destacar os pequenos animais que lutam cada vez mais para sobreviver. Recorde-se que paralelamente tem sido dinamizada a Estação de Borboletas Noturnas e que em três sessões foi já possível identificar 25 espécies de borboletas que até ao momento eram desconhecidas nos registos anuais do “Vizela Vale Encantado – projeto de valorização da fauna vizelense”.



25 Espécies identificadas em três sessões de monitorização:

Autographa gamma; Chemerina caliginearia; Chesias isabella; Cyclophora sp.; Ectropis crepuscularia; Eudonia angustea; Gymnoscelis rufifasciata; Hypomecis punctinalis; Idaea subsericeata; Macdunnoughia confusa; Macrothylacia rubi; Mirificarma cytisella; Mythimna sicula; Ochropleura plecta; Opisthograptis luteolata; Orthonama obstipata; Orthosia incerta; Peribatodes rhomboidaria; Phragmatobia fuliginosa; Pseudoterpna coronillaria; Rhoptria asperaria; Rivula sericealis; Spilosoma lutea; Spilosoma lubricipeda; Xestia c-nigrum.

Ainda neste mês de

Maio, destaque para outras iniciativas:

Dia 20 – Dia Mundial da Abelha; Dia 22 – Dia Internacional da Biodiversidade; Dia 29 e 30 Maio - Fim de semana da Vaca Loura.

Partilhar