Pilares da nova ponte crescem

 

A construção da Ponte da Aliança, de 60 metros, que fará a ligação entre as Freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), tem já construído na margem esquerda do rio Vizela um dos pilares estando o segundo em fase adiantada da colocação de ferro (verguinha) para depois receber o betão.


As ruas de acesso também foram alargadas e construídos novos muros  nomeadamente entre a Porta de Ferro-Trancosa-Ponte Nova de Tagilde (uma ponte antiga e estreita a escassos metros da que está a ser construída) e na estrada de Bouçó que liga esta travessia histórica ao cruzamento para Regilde.

De acordo com o projeto de execução, a construção da Ponte, que vai custar mais de 1,5 milhões de euros,  contemplará o seguinte: 

Ponte numa extensão de 60 metros, com um único arco (terá um vão de 45 metros), tabuleiro de 10 metros de largura e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados;  eletrificação, nomeadamente colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestruturas; colocação de tubagem em manilhas de betão com 1,00 metro de diâmetro; guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte.


A Ponte da Aliança prevê a redução de forma substancial, do tráfego no centro urbano de Vizela, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados, os mais poluidores, garantindo a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa.


Os trabalhos a efetuar nas vias em apreço consistem: alargamento das vias; construção de muros de vedação; construção de passeios para peões; execução de rede de águas pluviais; alteração das infraestruturas de iluminação pública e outras.

O objetivo principal do projeto de requalificação das vias de acesso à Ponte prende-se com a significativa melhoria de ligação para o trânsito da EN 101-3, bem como garantir as condições de segurança para os peões.

A Câmara Municipal, que lançou a primeira pedra a 19 de março de 2018, considera a construção desta travessia como um projeto fundamental para o Concelho de Vizela de forma a garantir e consolidar a rede viária municipal.

Partilhar