Reuniões pela reabertura das Termas de Vizela

 O Presidente da Câmara Municipal reuniu, ao longo dos últimos dias, com a Companhia de Banhos de Vizela e a Tesal face ao encerramento do Balneário Termal.

No decorrer destas reuniões, a Câmara Municipal de Vizela foi informada que foi encontrado, num dos pontos dentro do balneário termal, um micro-organismo fora de especificação, algo que não é alarmante.

Face a esta situação, neste momento encontra-se a ser efetuada a desinfeção de toda a adução dentro e fora do balneário, para ultrapassar esta dificuldade.

Importa acrescentar que, ao longo dos últimos seis meses, todas as análises feitas nos furos apresentaram resultado negativo, assim como também resultaram negativo as análises efetuadas no balneário.

 

A Câmara de Vizela afiança que «estão a ser feitas todos as diligências para garantir o futuro e a estabilidade das Termas de Vizela, sendo que, neste momento, estão a ser efetuadas prospeções para novos furos, assim como o licenciamento do furo do Cruzeiro. Está ainda a ser executado um estudo dos isótopos estáveis das águas de Vizela, pela Universidade do Minho e Universidade de Bremen, na Alemanha.

Face ao exposto, e apesar do encerramento transitório, serão feitas análises ao longo das próximas quatro semanas para que o Balneário Termal possa reabrir.

"A Câmara Municipal de Vizela continua a considerar as Termas de Vizela como uma prioridade, de modo a potenciar o incentivo e a promoção do turismo de saúde e a permitir que Vizela tenha as melhores condições para captar turistas e aquistas, contribuindo, assim, para o crescimento do Turismo e, consequentemente, para o desenvolvimento do Concelho."

Depois desta época atípica, a Câmara Municipal de Vizela espera que as Termas de Vizela retomem a sua tradição termal, cuja origem remonta há pelo menos três séculos, de modo a potenciar o incentivo e a promoção do turismo de saúde, devolvendo a Vizela o que, por direito, foi seu e lhe pertence, ou seja, o título de “Rainha das Termas”, obtendo, assim, uma valiosíssima mais-valia para a recuperação económica sustentada do Município.


Partilhar