Anda desaparecido o Alfa Pendular


Há cerca de 15 meses que ninguém vê passar os comboios Alfa Pendular que ligam Guimarães (com passagem por Vizela) a Lisboa.

O Grupo Santiago revelou que a suspensão do comboio, que já vai desde o início da pandemia, foi levantada por Mariana Silva da CDU na última Assembleia Municipal de Guimarães.



"Com o primeiro confinamento, Guimarães perdeu a ligação do Alfa até Lisboa. Um serviço que fazia a diferença e faz falta", afirmou a representante da CDU.

"O Governo, quando questionado sobre a questão, argumentou que este serviço não teria muita procura mas porque não foi colocada esta questão antes da pandemia?", acrescentou.

A verdade é que passados cerca de 15 meses "o serviço ainda não foi reposto, privando, assim, os vimaranenses, estudantes e turistas de viajarem de forma segura, sustentável e rápida".


Na resposta o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, disse ter garantia do CP e do Ministro da tutela que o serviço não é para acabar. Domingos Bragança revelou ter estado reunido, em Guimarães, com um Administrador da CP que garantiu que o serviço "é para continuar". Acrescentou que na recente visita que o Ministro da Infraestruturas, fez a Guimarães, Pedro Nuno Santos também deixou a mesma garantia ao Presidente da Câmara" - escreve o Grupo Santiago.

Naturalmente que a ausência deste meio de transporte tem prejudicado também inúmeros vizelenses que desta forma de vêem obrigados a encontrar alternativas.

Partilhar