Governo anuncia hoje se país avança ou não no desconfinamento


Para a próxima segunda-feira está prevista uma nova fase de desconfinamento, mas aguarda-se com expectativa o Conselho de Ministros de amanhã para saber se, perante o aumento de casos, haverá ou não um adiamento. Entre as várias decisões, é quase certo que Lisboa vai ficar para trás.

Lisboa já ultrapassou a linha vermelha e tem mais de 240 casos de infeção por 100 mil habitantes. A capital, em risco elevado, está há três semanas acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, sendo que no último relatório semanal o valor subiu para os 306 casos por 100 mil habitantes.

Os valores impedem o avanço para a nova fase de desconfiamento, mas não implicam necessarimente um retrocesso. Isto porque, segundo a resolução de Conselho de Ministros, para existir um recuo é necessario que a incidência esteja acima dos 240 casos por 100 mil habitantes, mas durante 14 dias.

Nesse caso os restaurantes, por exemplo, teriam de fechar portas às 15:30 horas aos fins de semana e feriados e os hipermercados às 19 horas.

Partilhar