Bombeiros de Vizela contemplados com mais uma equipa permanente


Corporação de Vizela passa a ter uma equipa de cinco Bombeiros permanente paga pelo Estado no turno da manhã e outra no turno da tarde. Até aqui havia apenas uma equipa (EIP-Equipa de Intervenção Permanente), porém a candidatura apresentação pela Real Associação e pela Câmara foi aprovada pelo Ministério da Administração Interna o que deixou muito feliz o comandante Paulo Félix:

"Com os nossos Bombeiros vai permitir-nos ter de segunda a sexta-feira, durante a manhã e tarde, duas equipas sempre prontas a atuar, sem necessidade de ligar a sirene" - disse ao ddV o comandante Paulo Félix.

ASSINATURA

Esta sexta-feira, pelas 10h30, será assinado no quartel o acordo da nova equipa EIP com representantes da corporação de voluntários e da classe política.

A nova equipa EIP era um dos objetivos apontados pelo comandante Paulo Félix para a Corporação que lidera lançando o apelo nas cerimónias públicas do quartel para a constituição da mesma ao Presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado

CEM NOVAS EQUIPAS

O Ministério da Administração Interna anunciou anteontem a criação de cem novas Equipas de Intervenção Permanente, compostas por bombeiros profissionais, nas corporações de bombeiros, entre as quais a de Vizela.

Amanhã haverá em Mação uma cerimónia nacional de entrega das equipas.

Criadas em 2001, estas equipas são constituídas por cinco elementos cada, que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

Segundo o MAI, atualmente existem no país 406 EPI, 337 (83%) das quais foram criadas desde 2017 no quadro da reforma do sistema de emergência e proteção civil.

O Ministério da Administração Interna refere ainda que as Equipas de Intervenção Permanente são "formadas por bombeiros profissionais" e caracterizam-se "pela sua elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários".

Partilhar