Discordância sobre ações comemorativas do Tratado de Tagilde


O historiador vizelense Eugénio Carvalho, vereador independente e de oposição na Câmara Municipal de Vizela, vai promover amanhã (sexta) uma Conferência de Imprensa acerca do Tratado de Tagilde de 10 de Julho de 1372 na qual irá refutar algumas ações da Câmara de Vizela.
 

O encontro com os jornalistas realizar-se-á pelas 17 horas, na freguesia de Tagilde, concelho de Vizela, no largo defronte ao Padrão Comemorativo da Aliança Luso Britânica. 

Em nota enviada às comunicação social, o historiador Eugénio Silva Carvalho adiantou os assuntos a abordar: 
" 1 – Refutar que a CMV venha a pagar à ANDI – Associação Novo Diálogo para receber uma cópia do diploma do Tratado de Tagilde, quando o mesmo, em 1949, mereceu a devida divulgação pública em Portugal. 
 
2 - Refutar que a CMV venha a pagar à ANDI – Associação Novo Diálogo para receber uma cópia do diploma do Tratado de Tagilde, quando, em fevereiro de 2019, logo após a criação do Arquivo Municipal, o desejava oferecer, graciosamente, ao município. 

 3 - Salvaguardar não só o meritoso labor de pesquisa como, acima de tudo, divulgar, defender e proteger os pioneiros trabalhos historiográficos acerca do Tratado de Tagilde, oferecidos, em 1949, por dois eminentes historiadores, o Dr. Peter Russel, inglês, e o Dr. Sérgio da Silva Pinto, português".

Partilhar