S. Bento / Nada como dantes


Este fim de semana seria de grande festa e concentração de milhares de romeiros e fiéis no monte e santuário de S. Bento. Até porque a capela nova (foto) faz hoje 50 anos que foi benzida. Porém a pandemia Covid-19 fala mais alto e as regras, como impõe a DGS, e a Câmara, Confraria de S. Bento e Proteção Civil de Vizela dão seguimento, são apertadas e deixam para outra altura os festejos. Tanto mais que os casos covid estão novamente a subir apesar de cada vez mais haver gente vacinada contra o terrível vírus.

No seguimento das orientações da Direção Geral de saúde, a Câmara Municipal de Vizela e a Confraria de S. Bento das Peras reuniram no dia 7 de junho no sentido de discutir o Plano de Contingência e Coordenação das festividades do São Bento das Peras no âmbito do COVID-19.

A reunião contou com a presença de todos os agentes envolvidos, Câmara Municipal de Vizela, Proteção Civil Municipal, Confraria de S. Bento das Peras, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Vizela.




Na reunião, da qual saíram estas conclusões, foram analisadas as condições de segurança para os próximos dias 10 e 11 de julho, tendo a Confraria do São Bento apresentado todo o trabalho desenvolvido e todas as medidas que têm vindo a implementar, nomeadamente: a descida à cidade no carro dos Bombeiros Voluntários de Vizela e irá percorrer as freguesias do Concelho passando em todas as igrejas;  definição de trajetos de circulação no recinto do santuário; sinalética informativa acerca do distanciamento social de segurança e do uso de máscara e a proibição de montagem de espaços de venda ambulante e de restauração e bebidas.

Assim, e no seguimento do comunicado emitido pela Confraria de S. Bento das Peras, a Câmara Municipal vem reforçar as medidas a implementar:

– Encerramento da ermida, parque de merendas, casas de banho, posto de vendas e miradouros;

– Colocação, ao longo do recinto, de dispensadores de gel desinfetante;

– Uso obrigatório de máscara;

– Não permitir a concentração de pessoas, nos vários espaços do recinto do Santuário.

O objetivo deste Plano é implementar as medidas e ações adequadas de prevenção e intervenção, a fim de assegurar a segurança necessária aconselhada pelas autoridades de saúde no âmbito do COVID-19, durante as festividades do São Bento das Peras.


Partilhar