"Peças que contam histórias"


A rubrica Gestão empresarial do Diário de Notícias publicou um interessante artigo sobre José Ribeiro, um empresário vizelense que em tempo de pandemia soube, com a ajuda inicial de João Caldas, meter mãos à obra e lançar para o mercado peças muito originais.
O texto DN

"José Ribeiro é a mão que está por detrás da Aqua Home, empresa situada nas Caldas de Vizela, cujo conceito é o fabrico de peças de mobiliário únicas em madeira maciça. Um negócio que floresceu em plena pandemia mas que já tem marcado presença no mercado para aqueles que apreciam peças exclusivas e fora do comum.



Das dificuldades surgem as oportunidades e foi em plena pandemia que José Ribeiro e um grande amigo (João Caldas) decidiram criar o seu negócio, dando origem à Aqua Home, que numa fase inicial, pretendia restaurar móveis e trazer-lhes uma nova vida. Entretanto outras propostas de trabalho surgiram e José Ribeiro avançou sozinho com a empresa. Rapidamente o empresário apercebeu-se de que o restauro por si só não era suficiente, seria preciso começar a criar peças originais.


Associando a força de vontade, a coragem de arriscar e o seu know-how prévio, começou a desenvolver peças de mobiliário em madeira sustentável. Desde essa altura, várias são as peças que têm chegado a casa dos clientes, desde mesas, aparadores, bancos e rodelas decorativas, entre outras.

“Estas peças estão na moda nos últimos anos porque trazem um toque rústico a qualquer decoração, que associado a um espaço contemporâneo transforma os ambientes e confere-lhes uma irreverência única. Além que é possível adaptar cada peça a todo o tipo de espaços e aos gostos dos clientes”, reflete o empresário, que desenvolve o trabalho de carpintaria e tratamento das madeiras, fornecida de forma sustentável, em parceria com algumas empresas da região, sempre que necessário.


Estas peças originais já viajaram de norte a sul do país e podem ser vistas nas plataformas das redes sociais, no Instagram e Facebook da Aqua Home. “Ouvimos o que o cliente pretende e desenvolvemos. Trata-se de um negócio em crescimento e que tem superado expectativas. Desistir nunca foi opção”, revela José Ribeiro.


O empreendedor entende que “o que mais valoriza a empresa é o facto de que cada peça ser única. Não há nenhuma peça igual porque cada árvore é irrepetível, e pelo facto de não se fazer produção em massa torna a empresa numa marca mais sustentável. Ter uma peça destas é como ter um pouco de natureza em casa”, frisa.

Perspetivando sobre o futuro, a expectativa de José Ribeiro é expandir o negócio e estabelecer uma rede de parceiros para que estas peças possam chegar aos portugueses e a todos que procurem mobiliário ímpar e original."

Partilhar