Câmara quer evitar inundações na área da Praça da República

A Câmara Municipal de Vizela encontra-se a executar um conjunto de medidas para minimizar os efeitos das chuvas, em especial na zona central da cidade, que inunda facilmente, em concreto na Praça da República e vias adjacentes.


Uma situação que se mantém há mais de 150 anos devido às passagem subterrânea naquela área de dois regatos.

A Autarquia, presidida por Victor Hugo Salgado, pretende construir represas a montante que vão controlar a saída de água do Ribeiro de Paços e Regato da Caçoila deixando, assim, a água da chuva de aumentar substancialmente o caudal destes cursos em dias de grande pluviosidade.

HÁ 150 ANOS

Há ainda outras causas que ajudam a provocar a concentração da água na Praça da República: primeiro porque Vizela é um vale; segundo, devido às alterações climáticas, pois a nossa região é uma das áreas mais pluviosas do continente, com precipitações temporárias, mas muito significativas; e terceiro, devido à densidade populacional que tem aumentado imenso, o solo do concelho tende a uma maior impermeabilização.

Ao longo dos anos, e sempre que se verificam condições meteorológicas adversas, não sendo as linhas de água existentes capazes de escoar a quantidade de água, galgam as suas margens, causando inundações na área urbana, nomeadamente em habitações e espaços comerciais do centro da cidade, provocando enormes prejuízos, sendo assim necessário e premente minimizar os efeitos das chuvas nesta zona classificada como área de suscetibilidade elevada para cheias e inundações no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Assim, e como medida de prevenção destas situações, a Câmara Municipal está a preparar bacias de retenção, como medida de controlo na origem para o amortecimento dos caudais de cheia e a gestão sustentável de sistemas de drenagem urbana. A Câmara Municipal está também a realizar a desobstrução e limpeza das condutas da Praça da República e respetivos acessos.

A Câmara Municipal está ainda a preparar um plano de intervenção para superar os diversos pontos negros em todo o Concelho.

A Autarquia acrescenta: "De destacar que esta se trata de mais uma medida no âmbito da proteção civil municipal, uma área que a Câmara Municipal considera como uma prioridade, reforçando a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela".



Partilhar