CDU apalpa pulso à Saúde em Vizela

 


A CDU de Vizela reuniu ontem com um coordenador de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) de Vizela, para aferir a resposta à população de Vizela no âmbito da Saúde.



Após o encontro, a CDU fez chegar a seguinte comunicação:

"Conhecer os problemas da resposta do Serviço Nacional de Saúde, a nível dos “Centros de Saúde” que os vizelenses acedem, torna evidente a diferença entre a CDU e as outras forças políticas que recentemente foram a sufrágio nas eleições autárquicas.


Estes últimos anos, marcados pela epidemia, obrigou a uma transformação de meios e recursos adaptáveis à situação vivida com custos a nível de consultas de rotina, prescrições de medicamentos e programas de sensibilização da população. O esforço de todos os trabalhadores, nesta fase que ainda decorre, é reconhecido e muito louvável, mas como o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) alertaram na Assembleia da República era e continua a ser urgente o reforço de recursos humanos (médicos, enfermeiros, auxiliares, etc…), equipamentos de diagnóstico, reabilitação dos imóveis e investimento no SNS que garanta as soluções necessárias para os problemas causados por sucessivos anos de subfinanciamento de muitos dos anteriores governos.


É urgente finalizar o concurso público para a construção das novas instalações da USF de Moreira de Cónegos. Continua urgente substituir a velha e caótica central de telefones que tantos problemas deu na fase crítica da epidemia. Há um esforço de atribuir o médico de família a cerca de 600 utentes. Desde a criação das “USF”, o número de utentes por médico de família tem vindo a aumentar, aliados à idade avançada de muitos médicos prontos para a reforma e entraves legislativos à contratação de médicos, não permitem o desenvolvimento do necessário trabalho destes profissionais da Saúde.


A CDU, independentemente de ter eleitos ou não, não deixará de intervir conforme o fez ao longo destes anos, conquistando através da luta, importantes realidades que são dadas como adquiridas e por adquirir pela nossa população e Concelho.

Partilhar