Da “História de Vizela em Postais”

Os primeiros Postais em Portugal

O primeiro Inteiro Postal de Portugal, circulou a 1 de janeiro de 1878. Era um inteiro postal em que a tarifa tinha o perfil de D. Luiz. A versão apresentada na “História de Vizela em Postais”, da coleção do autor, apresenta 4 selos também relacionados com a Comemoração Henriquina e com carimbos da mesma data da emissão comemorativa. 


 A partir de 1925, este tipo de postal ilustrado, com selos do mesmo tema e com o carimbo na data da emissão comemorativa passou a chamar-se Postal Máximo e a atividade relacionada com o seu Colecionismo designa-se “Maximofilia”. 

No livro são apresentadas ainda as 2 seguintes coleções nacionais de Postais Ilustrados, uma comemorativa do Nascimento de Stº. António e outra relativa aos Descobrimentos Portugueses.

 Adelino Campante vai apresentar na tarde do próximo dia 30 de outubro no auditório dos Bombeiros, um livro da sua autoria com algumas centenas de postais de Vizela.

Até lá vai enviar para o ddV algumas referências históricas sobre os belos bilhetes postais ilustrados de Vizela que fazem parte da sua coleção.

Partilhar