Aposta na Educação na comunidade do Ave

  



Aposta na Educação continua a ser uma das prioridades da CIM- Comunidade Intermunicipal do Ave.
 
 
 
Na continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da Educação, no território do Ave, realizou-se, no início do mês de novembro, a primeira reunião do ano letivo 2021-2022, do Conselho Intermunicipal de Vereadores da Educação do Ave, que integra todos os Vereadores da Educação, deste novo mandato, e cuja coordenação é partilhada pelas Vereadoras do Município de Guimarães – Adelina Pinto e do Município de Vizela – Agostinha Freitas (foto).   
 
Esta reunião, teve como objetivo apresentar um conjunto de iniciativas, na área da Educação, que a CIM do Ave pretende dinamizar, neste ano letivo, promotoras do sucesso escolar à escala intermunicipal, no âmbito da operação “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE do Ave”, cofinanciado pelo PO Norte 2020.
O Conselho Intermunicipal de Vereadores da Educação do Ave reitera, desta forma, a grande aposta na área da educação, que se tem vindo a realizar, nestes últimos anos, neste território.  
 
Adelina Pinto, Coordenadora do Conselho Intermunicipal de Educação, lembra que “construir um território é apostar nas pessoas, é priorizar a educação e a formação das novas gerações. E o Conselho Intermunicipal da Educação da CIM do Ave reitera o trabalho colaborativo na área da educação, tentando chegar a todas as crianças e jovens de todos os concelhos.”
Por outro lado, Agostinha Freitas lembra que “é crucial olhar para a Educação como o motor, por excelência, da valorização de uma comunidade. Nesse aspeto, a Comunidade Intermunicipal do Ave tem deixado marcas significativas no território, através dos seus projetos inovadores, e embora enfrentando desafios, tem conseguido estabelecer relações de participação motivadoras e de partilha entre todas as instituições. Assim, o Conselho Intermunicipal de Educação, é um espaço de realidades diversas, mas com o mesmo objetivo: tornar a CIM do Ave na metáfora da “Cidade Educadora”, onde todos os elementos são importantes para uma educação integral da sua população.” Marta Coutada, Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, afirmou que “a Educação continuará a ser uma prioridade da CIM do Ave, não só porque os projetos implementados, neste último mandato, foram um sucesso, mas também, porque temos a consciência de que podemos fazer mais e melhor.
Continuarão a ser contempladas todas as ações na área da Educação que têm distinguido a atuação da CIM da Ave, pretendendo‐se que se continuem a reunir esforços para a promoção de uma escolarização inteligente e de excelência, na NUT III Ave.
A CIM do Ave, continuará empenhada no desenvolvimento e aprimoramento da sua estratégia de implementação convergente de uma educação positiva, inovadora, criativa e de excelência, com o desígnio de fortalecimento da coesão territorial e social do Ave, no combate ao abandono e insucesso escolar, e na promoção do sucesso educativo.”  
 
Assim, destacam-se as iniciativas que iniciam, durante este mês de novembro, assim como, as que já se encontram a ser implementadas no terreno: “No poupar está o ganho”; “Plataforma + Cidadania”; “Ter ideias para Mudar o Mundo”, “Hypatiamat – Implementação, monitorização e avaliação de metodologias inovadoras de matemática”.  
 

Partilhar