Ataque às inundações da Praça da República


Durante a próxima semana, terá inicio o processo de reforço das comportas e bacias de contenção, de limpeza do Ribeiro de Paços e fiscalização e aplicação de contraordenações para todos os que ainda efetuam as descargas para este Ribeiro e seus afluentes.

No seguimento do plano de intervenção que a Câmara Municipal se encontra a preparar para superar os efeitos das condições metrológicas adversas e pluviosidade intensa, realizou-se esta tarde uma reunião que juntou a Câmara Municipal, a Vimágua e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João.

De realçar que os efeitos das condições metrológicas adversas e pluviosidade intensa se verificam, entre outras, por três causas fundamentais: primeiro, porque Vizela é um vale, sendo que as águas são conduzidas na mesma direção; segundo, devido às alterações climáticas, pois a nossa região é uma das áreas mais pluviosas do continente, com precipitações temporárias, mas muito significativas; e terceiro, devido à nossa densidade populacional, o solo do concelho tende a uma maior impermeabilização, face às novas construções.

Assim, durante a próxima semana, terá inicio o processo de reforço das comportas e bacias de contenção, de limpeza do Ribeiro de Paços e fiscalização e aplicação de contraordenações para todos os que ainda efetuam as descargas para este Ribeiro e seus afluentes.

Neste seguimento, a Câmara Municipal alerta todos os munícipes que ainda mantenham o saneamento ligado de forma irregular a estas condutas, que façam as necessárias alterações nas ligações às redes, apelando ao contributo de todos, pois irão ser identificadas as ligações impróprias, dando lugar a processos de contraordenação para os infratores.

De destacar que esta se trata de mais uma medida no âmbito da proteção civil municipal, uma área que a Câmara Municipal considera como uma prioridade, reforçando a sua operacionalidade no terreno junto das populações.

Partilhar