Atuação de músicos formados na SFV


Ontem, dia 28 de novembro de 2021, realizou-se no auditório do Europarque, o concerto da Orquestra Sinfónica APROARTE, com participação de 4 elementos da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense. Foram eles: Leonor Pinto Ferreira (saxofone) Maria João Rocha da Cunha (violoncelo), Jorge Henrique Pedrosa (fagote) e Victor Silva (contrabaixo).

 Foi um maravilhoso fim de tarde em Santa Maria da Feira onde os músicos Vizelenses estiveram à altura da exigência do repertório apresentado. 

 

 eles, os nossos parabéns. A Orquestra Sinfónica APROARTE surgiu em 1999, como consequência natural da criação desta Associação Nacional, que pretende promover e dignificar e ensino da música, artístico e profissional, valorizando a comunicação e troca de experiências, nomeadamente no sentido da formação e consolidação do corpo técnico, docente e discente. 

Considerada uma referência de qualidade no âmbito das Orquestras Jovens em Portugal, a Orquestra Sinfónica APROARTE, colaborando com o Ministério Educação e pontualmente com o Ministério da Cultura, realizou nove estágios, sob a orientação do maestro e Director Artístico – Ernst Schelle – com concertos nas principais salas de Portugal e com solistas do mais elevado nível nacional e internacional. 

A Orquestra APROARTE teve a sua internacionalização no ano de 2001 representou Portugal no Young Euro Classic Festival, em Berlim, a convite do Ministério da Cultura de Portugal e contando com o apoio da Presidência da República, do Ministério do Planeamento e da Embaixada de Portugal em Berlim. 

As Orquestra Juvenil e Orquestra Sinfónica de Sopros APROARTE fazem a sua primeira apresentação pública na Festa das Escolas de Música, com o intuito de proporcionar ao público jovem o contacto com diferentes vivências e expectativas do ensino profissional da música em Portugal. 

ANTÓNIO CUNHA

 

Partilhar