Combate às enxurradas já está no terreno

A Câmara de Vizela está a atacar a concentração de águas pluviais nas partes baixas da cidade com intervenções direcionadas nas zonas altas como S. Bento das Peras, Estádio do Vizela, 

e no Ribeiro de Paços que atravessa o coração da cidade por debaixo de áreas comerciais e residenciais com especial enfoque na rua da Rainha e Praça da República onde a incontinência daquele caudal se faz mais sentir e provoca alarme.

Ribeiro de Paços





O assunto foi abordado esta manhã por Victor Hugo Salgado na reunião municipal depois de Jorge Pedrosa ter pedido informações face à preocupação que alguns comerciantes e outros cidadãos lhe têm manifestado sobre a concentração de água na Praça da República e afins.

O presidente falou sobre as intervenções que já estão no terreno e que visitou no final da reunião: junto à escola secundária, também na rua da Rainha onde o Ribeiro de Passos está a ser alvo de uma grande intervenção por parte de empresa TMO contratada pela Autarquia e na encosta de S. Bento onde o enxurro acumulado desce até perto da Casa da Cultura em direção ao rio.

A visita foi acompanhada por José Armando Branco, recém empossado Presidente da União de Freguesias de S. João e S. Miguel das Caldas, empenhado juntamente com a Câmara no combate a estes pontos negros da cidade.

Victor Hugo Salgado esclareceu na reunião municipal que Vizela é um concelho com 24 km2 e 24 mil habitantes, prostrado num vale e que a impermeabilização dos solos é cada vez um caso mais a considerar face ao número habitacional. 

No canal onde o Ribeiro de Paços flui, junto ao túnel da Refer, será colocada uma comporta fixa que impedirá que a água passe dali para o centro da cidade em jorro. No local está colocada já uma comporta provisória que serve de teste para as alterações desejadas.

Os autarcas referiram que querem a solução deste problema o mais rápido possível e que por isso a intervenção em curso só parará depois do caso solucionado.

Partilhar