Vimágua distinguida por qualidade da água para consumo

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) distinguiu a Vimágua - Empresa de Água e Saneamento de Guimarães e Vizela - EIM, S.A o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” referente aos anos de 2019 e 2020. Esta distinção é atribuída às entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, asseguraram uma qualidade exemplar da água para consumo humano.

Os requisitos necessários para a atribuição dos "Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano" são os seguintes:

Submissão atempada dos dados: entidades com atrasos serão excluídas.

100 % de avaliação dos indicadores aplicáveis à qualidade da água. 

100 % de cumprimento do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado. 

≥ 99 % de cumprimento dos valores paramétricos. 

≥ 99 % de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli). 

≥ 99 % de cumprimento de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

Em nota enviada às nossa redação, a Vimágua salienta: "Este reconhecimento da ERSAR constitui um estímulo para que a Vimágua prossiga a sua missão de assegurar aos munícipes de Guimarães e Vizela uma água com qualidade, segura e controlada, que pode ser bebida com toda a confiança. Por isso beba água da rede pública!


O QUE É A VIMÁGUA

A Vimágua é uma empresa municipal, constituída sob a forma de sociedade anónima, nos termos da Lei N.º 53-F/2006, de 29 de dezembro, encarregada da gestão de serviços de interesse geral, designadamente da gestão e exploração dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público e de drenagem e tratamento de águas residuais na área dos municípios de Guimarães e Vizela.

GUIMARÃES + VIZELA

Foi criada a 19 de fevereiro de 2002, por iniciativa dos Municípios de Guimarães e Vizela, com o intuito de usando dos instrumentos previstos na lei, refundar um serviço público, reorganizando estruturas, rentabilizando recursos, implementando novas filosofias de gestão, clarificando competências e responsabilidades, em suma otimizando-o e orientando-o de forma ainda mais exigente e constante para a satisfação das necessidades dos clientes.


Partilhar