Bolinhol agora também é literatura


Foi apresentado este sábado (18) na tenda de Natal, por António Cunha (escritor e investigador) e Victor Hugo Salgado, patrocinador em nome da Câmara Municipal de Vizela, e simultaneamente responsável pela ideia de lançamento do livro e do convite ao seu autor, o PÃO DE LÓ COBERTO DE VIZELA.

O escritor, que no espaço de dois meses apresentou dois livros, o primeiro sobre a história das Bandas de Vizela, narrou os passos que deu na investigação de dados para esta obra e historiou sobre o nascimento de tão apreciada iguaria que é uma referência de Vizela e há dois anos eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Victor Hugo Salgado agradeceu o empenho de António Cunha "um autodidata que valoriza a génese de Vizela" na elaboração desta obra e da anterior do mesmo autor, recordando que este ano, Vizela teve a feliz oportunidade de conhecer quatro novos livros de autores vizelenses "um dado positivo num período tão delicado da vida de todos como é a pandemia" salientou o Presidente da Autarquia.

Victor Hugo Salgado prosseguiu dizendo que com este livro faz-se uma homenagem à fundadora do bolinhol (o doce era embrulhado em toalhas de linho daí a origem do nome "bolinhol") e a todos aqueles produtores que trouxeram até aqui, ao longo de um século, esta tão apreciada doçaria. Atualmente há quatro pastelarias em Vizela a fabricar o Bolinhol que se fizeram representar na apresentação deste livro.
O edil vizelense salientou a importância do livro pela sua composição, pela investigação que foi possível fazer (inúmeras fotos antigas e documentos), e porque fica acessível a quem visita "uma terra que tem feito uma aposta grande na divulgação turística É um reforço da identidade dos vizelenses/valorização da memória/aposta no Turismo e valorização da economia do concelho de Vizela".
O livro é para oferecer pela Câmara Municipal de Vizela que suportou os custos da publicação.



 





Depois do livro sobre as bandas filarmónicas de Vizela e do livro sobre o Bolinhol, António Cunha foi desafiado por Victor Hugo Salgado a escrever um livro sobre o 5 de agosto de 1982, data histórica da luta de Vizela pelo seu Concelho.

Partilhar