Dia da Independência



No âmbito da iniciativa #Portugal_UK650, que visa celebrar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, realizam-se hoje as Vésperas Cantadas, organizadas por Portugal-UK 650, para celebrar o "Dia da Restauração da Independência de Portugal", no Queen's College na Universidade de Oxford, que serão transmitidas ao vivo às 18h30 no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=2e1AiiWx-Yg.





A música será interpretada pelo Coro do Queen's College Oxford dirigido por Owen Rees e contará com obras da época da Restauraçao.

A Rainha Catarina de Bragança filha do rei D. Joao IV, protagonista da Restauração da Independência, foi Patron do Queen's College onde existe um belo vitral da D. Catarina.

#Portugal_UK650 é uma iniciativa que teve a sua génese e tem a sua base na Universidade de Oxford, contando com apoio institucional das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, Portugal-UK 650 engloba mais de 50 instituições parceiras entre autoridades e sociedade civil.

Para além da celebração das datas mais importantes ̶ os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de julho de 2022 e do Tratado de Londres, a 16 de julho de 2023 ̶ engloba outras iniciativas que irão em crescendo até 2023, tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.


Partilhar