Há moradores a poluir o rio Vizela com ligações indevidas


Câmara de Vizela e Vimágua inspecionaram, detetaram as anomalias e avisam que as multas vão chegar se não houver correção. Os moradores que estão a infringir residem na Praça da República, Rua Dr. Pereira Caldas, Rua Dr. Abílio Torres; Rua das Termas e Rua Latino Coelho.



Nota da CMV

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses, no sentido da despoluição do Rio Vizela, e dando continuidade aos trabalhos de inspeção dos recursos hídricos existentes no Concelho, a Câmara Municipal em parceria com a Vimágua, concluiu mais uma fase no âmbito do processo de fiscalização do Rio Vizela.

Assim, nesse seguimento, foram detetadas 24 ligações indevidas, através de inspeção vídeo em circuito fechado, teste com corantes, máquina de fumos - teste com injeção, seguido de levantamento georreferenciado.

Face ao exposto, informa-se que os moradores residentes nas artérias abaixo elencadas devem fazer as necessárias alterações nas ligações às redes e, nesse sentido, reduzir eventuais focos de contaminação do Rio Vizela:

·         Avenida Abade Tagilde;

·         Praça da República;

·         Rua Dr. Pereira Caldas;

·         Rua Dr. Abílio Torres;

·         Rua das Termas;

·         Rua Latino Coelho.

Assim, informa-se que a Vimágua, através da divisão de fiscalização, irá avançar com os respetivos processos de contraordenação para todos os que ainda efetuam as descargas para os recursos hídricos, pelo que a Câmara Municipal alerta todos os munícipes que ainda mantenham o saneamento ligado de forma irregular a estas condutas, que façam as necessárias alterações nas ligações às redes, apelando ao contributo de todos para melhorar a qualidade da massa de água do Rio Vizela, para termos um rio mais limpo e atingir o objetivo de devolver o Rio aos Vizelenses.


A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do Concelho. CMV

Partilhar