Hospital Senhora da Oliveira inaugurou Espaço do Cidadão


Trata-se do primeiro hospital do país a instalar um espaço de prestação de serviços públicos.


Foi na manhã desta sexta-feira, 3 de Dezembro, que foi inaugurado o primeiro Espaço do Cidadão em ambiente hospitalar, uma cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, e o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, Henrique Capelas.

Maria de Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, classificou a iniciativa como um “passo fundamental” para a melhoria e proximidade da prestação de serviços aos cidadãos, dando relevo à importância simbólica pelo facto de se situar numa unidade hospitalar. 

“Este é o vigésimo primeiro espaço do cidadão no Município de Guimarães e o primeiro num hospital. 

Vem valorizar esta unidade e servir os profissionais de saúde e os utentes. Este é um espaço vivo que servirá cerca de 2000 pessoas, ajudando-as a conciliar a vida profissional com a vida pessoal. 

É importante fazermos a diferença na vida das pessoas”, disse.

Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara, referiu que Guimarães está bem servido no que diz respeito a espaços do cidadão, num esforço para chegar junto da comunidade. 

“Este Espaço do Cidadão vem permitir dar este tipo de resposta num local que normalmente associamos à doença. Estamos a inovar e a prestar um serviço fundamental à população. 

A Câmara Municipal está sempre disponível e ao lado do hospital”, frisou.

Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, destacou a qualidade do serviço e o investimento reduzido que este significou.

 “Hoje, falamos de um projeto que tem um resultado importante e que foi possível com a ajuda da Agência de Modernização Administrativa e com um pequeno investimento de cerca de 2000 euros. 

Um exemplo de como podemos mudar a vida das pessoas sem um avultado investimento financeiro. Humanizar é isto, é praticar atos concretos”, disse.

O nosso Espaço do Cidadão vai prestar serviços aos cerca de 2000 profissionais do Hospital, bem como a todos os utentes que frequentem a unidade hospitalar, com um catálogo adaptado às necessidades locais. Serviços relacionados com a ADSE, renovação do Cartão de Cidadão, requerimento de Pensões e Subsídios, Segurança Social Direta, marcação e cancelamento de consultas, entre outros, serão prestados de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Partilhar